Bailarinos da Cia Jovem ensaiam com Luiz Fernando Bongiovanni
06/10/2016

Os bailarinos da Cia. Jovem de Dança, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), participam até esta sexta-feira (7) de uma oficina de dança ministrada pelo coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. A atividade ocorre no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade).

Bongiovanni tem experiências como dançarino na Suíça, Suécia, Holanda e em vários outros países da Europa. Filho de pecuaristas do interior de São Paulo, ele construiu sua carreira na dança e na Europa conheceu um novo modelo de trabalho, que busca a participação dos bailarinos na construção da coreografia.

“Aos poucos, houve uma transformação para que eu passasse a ser co-autor desses passos, para que eu também gerasse esses passos que já criava junto com o coreógrafo”, disse o bailarino sobre a sua experiência, explicando que esta técnica vai proporcionar liberdade criativa para os jovens da Companhia.

Depois de voltar da Europa, Bongiovanni passou a dedicar-se ao ensino de novas formas de transmitir a dança e propor o desafio aos bailarinos de, junto ao professor, criar uma nova maneira de se expressar por meio dessa arte. O trabalho é realizado por meio de um sistema de “partituras e dispositivos”, criado por ele mesmo para incentivar a produção de coreografias sob uma nova temática.

“Apesar de desafiadora, a experiência tem sido muita boa. A companhia já está vindo de um processo de inserir a criação do elenco e, agora, com a oficina, essa nova forma foi intensificada. A gente já vinha trabalhando nisso, mas agora colocamos à prova”, comentou a bailarina Rafaela Cardoso, da Cia Jovem de Dança.

De acordo com Bongiovanni, esse tipo de processo gera no bailarino o senso de responsabilidade, já que ele sabe que fez parte da construção, provocando o sentimento de posse como indivíduo e artista.

A partir dessa experiência, os bailarinos da Cia Jovem de Dança vão criar uma coreografia própria inspirada na “Carta da Terra”, da RIO-92, que reuniu representantes de vários países para debater a preservação do meio ambiente. A coreografia será apresentada em 19 de novembro.

A Carta da Terra só foi instituída oficialmente no ano 2000 como um texto que prega a preservação dos bens naturais do planeta, assim como a preservação da cultura de outros países e da própria democracia.