Escolas de SJC são campeãs em torneio nacional de matemática
06/10/2016
Alunas
Alunos da EMEF Rosa Tomita, durante aula de matemática com o uso da Plataforma Khan; escola foi uma das premiadas no Torneio Foto: Júlia Carvalho / Divulgação

Secretaria de Governança

Quatro escolas da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos foram campeãs no Torneio Jogos do Conhecimento, iniciativa em parceria entre a Fundação Lemann, o Instituto Península e o Programa Transforma Rio 2016 (programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016) que visa o incentivo ao estudo da matemática utilizando a Plataforma Khan.

A competição começou em agosto com quase 500 escolas participantes em todo o Brasil. Em setembro, foram anunciadas as 24 finalistas, sendo 14 só de São José dos Campos. Nesta quinta-feira (6), a organização divulgou a lista com as três campeãs em cada categoria: peso leve para escolas de até 300 alunos matriculados, peso médio para aquelas que têm entre 300 e 700 estudantes e peso pesado para as com mais de 700 alunos. Havia ainda a categoria revelação, que premiou uma escola.

As escolas de São José dominaram a categoria peso médio, com os três primeiros lugares: EMEF Silvana Maria Ribeiro de Almeida em primeiro lugar com 150 medalhas alcançadas, EMEF Rosa Tomita em segundo com 140 e EMEF Maria Amélia Wakamatsu em terceiro com 35 medalhas. Na categoria peso pesado, a EMEF Antonio de Palma Sobrinho ficou com o segundo lugar, com 83 medalhas.

A proposta da competição é que os estudantes pratiquem as habilidades matemáticas na Khan Academy, recebendo medalhas na plataforma à medida que estudam. Quanto mais exercícios são realizados e vídeo-aulas são assistidas, mais as medalhas se acumulam.

Para Ingrid Mirela Martins, professora do 8º e 9º anos da EMEF Silvana Maria, a proposta da competição despertou nos alunos mais interesse pelo estudo da matemática no dia a dia da vida escolar.

“O torneio despertou neles o interesse pela competição, nos organizamos e os alunos foram gostando do reconhecimento do trabalho deles. Inclusive alunos com mais dificuldade no aprendizado conseguiram medalhas”, disse.

Com o desempenho, as escolas receberão o título de Escolas Recordistas Olímpicas, além de uma surpresa envolvendo um atleta olímpico ou paralímpico brasileiro e/ou um kit esportivo, com itens como bolas, redes e outros equipamentos.

Plataforma Khan

Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, a Khan Academy oferece vídeo-aulas e exercícios gratuitos que podem ser acessados em qualquer lugar. Além de auxiliar estudantes por meio do ensino personalizado, que reconhece quais habilidades eles dominam e quais ainda precisam praticar, o site permite que o professor tenha acesso ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Em São José dos Campos, a plataforma é usada em 44 escolas da rede, totalizando 20 mil alunos do 4° ao 9° ano e EJA. As escolas têm uma agenda de uso que permite o acompanhamento diário tanto da escola como na Secretaria, os professores utilizam os relatórios avaliativos da Plataforma para desenvolver um plano de estudo personalizado ajustado a cada aluno.

O uso da Plataforma foi possível após a implantação do Programa Escola Interativa, a partir de 2014, que levou internet gratuita e equipou toda a Rede Municipal de São José dos Campos com computadores para professores, tablets para alunos, além de projetores interativos e lousas digitais em todas as salas de aula.