Senado realiza em São José dos Campos audiência sobre C&T
06/10/2016

Secretaria de Governança

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado realiza nesta sexta-feira (7) no Parque Tecnológico o Ciclo de Debates “A Realidade da Pesquisa e da Inovação – o caso São José dos Campos”. O encontro começa às 14h.

A audiência dá continuidade ao projeto da Comissão que discute os efeitos da produção científica e tecnológica no Brasil, os mecanismos de financiamento e os problemas enfrentados na área. “Queremos descentralizar a discussão e avaliar nas regiões os principais desafios de Ciência e Tecnologia na superação dos entraves atuais e futuros”, disse o senador Lasier Martins, presidente da CCT.

A primeira reunião do ciclo de debates ocorreu em julho, na sede do Parlamento Gaúcho, em Porto Alegre, e teve como tema central “A realidade da Pesquisa e da Inovação no Rio Grande do Sul”.

Agora, o seminário será realizado em São Jose dos Campos, polo de maior desenvolvimento do país na área de ciência e tecnologia e inovação dos setores aeroespacial e defesa nacional. “A proposta do ciclo é entender como se deu o processo de implantação desse importante polo e atuais desafios”, destacou o senador.

Em São José dos Campos, a discussão ocorrerá em torno da inovação do setor Aeroespacial e Defesa. A ideia é buscar respostas para as seguintes questões: É possível replicar a experiência local para outros municípios brasileiros? Este polo de excelência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico foi casual ou resultado de uma política pública devidamente planejada?

Estarão presentes líderes do setor como o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Secretário de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, e o diretor tecnológico do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Outro objetivo do encontro é saber como as instituições de pesquisa e empresas de São José dos Campos têm utilizado os fundos setoriais de ciência e tecnologia. A jornada deverá seguir com audiências no Pará e no Rio de Janeiro. Com base nas informações levantadas, a Comissão irá elaborar um panorama da situação atual da ciência e tecnologia e inovação, que servirá para pautar políticas públicas de incentivo ao setor.