FCCR realiza 4 atividades em homenagem ao poeta Cassiano Ricardo
07/10/2016
Parque Vicentina Aranha
Neste sábado o Parque Vicentina Aranha recebe o Sarau Leitura Livre em homenagem ao escritor Cassiano Ricardo Foto: Adenir Britto/AJFAC

As atividades da 50ª Semana Cassiano Ricardo continuam durante o fim de semana, que vai ter sarau, exposições e lançamento de livro. Todas as atrações são abertas ao público e gratuitas.

Nesta sexta-feira (7), a partir das 19h, a Casa de Cultura Johann Gütlich (Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 10 – Jardim Morumbi) estará de portas abertas para o ‘Sarau da Sul’, aberto à comunidade e com entrada gratuita.

O sarau, que contará com participação especial do escritor George Furlan, tem o objetivo de ser um encontro entre os moradores do bairro e da comunidade da zona sul de São José dos Campos para apresentações culturais e livres de poesia, música, teatro, dança e cinema, para fomentar as diversas expressões da cultura.

Neste sábado (8), às 15h, a Sala Réginaldo Poeta (Parque Vicentina Aranha – Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana) será realizado o Sarau Leitura Livre Cassiano Ricardo, com a presença dos músicos do CD “Os Sobreviventes”, feito a partir das poesias do autor joseense.

Também estarão presentes o grupo de poesia Trupe Bendita, coordenado por Beatriz Galvão, Reinaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, na capital paulista, os escritores Mirtes Maziero, o ator Claudio do Vale e a bailarina Eliete Santos, que fará a abertura do evento.

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) abre as portas para a exposição “Tessituras Negras”, a partir das 18h deste sábado. A proposta é a construção artesanal de estandartes confeccionados com tecidos, fios e textos de autores e autoras negros. A mostra pode ser vista até 31 de outubro.

No mesmo local e horário, também está programado o Sarau Poético “Versantes – In – Versos”, uma intervenção cultural que reúne poetas, escritores, músicos, dança, teatro e hip hop. O encontro proporcionará a quebra da barreira entre palco e público – todos os presentes poderão externar suas manifestações artísticas.

Rap e poesia

O público lotou o solário do Sesc na noite dessa quinta-feira (6) para o Show Síntese e projeto Nave. Houve apresentação de “A Poética do Rap” e abertura com a banda Salve as Kamadas Líricas. Durante a apresentação, o integrante da banda Marcelo Lira declamou poesias de Cassiano Ricardo, do livro “Os Sobreviventes”, relançado pela FCCR no ano passado.

A Semana Cassiano Ricardo é uma iniciativa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo dedicada à obra e à vida de Cassiano Ricardo Leite, que nasceu em 26 de julho de 1894, em São José dos Campos. A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.