Agentes de trânsito e guardas civis participam de treinamento com a PM
07/10/2016
Treinamento dos agentes
Os participantes receberam orientação sobre condução segura, com uma aula teórica pela manhã e prática de pilotagem durante a tarde Foto: Divulgação

Integrando as ações desenvolvidas pelo setor de educação de trânsito, da Prefeitura de São José dos Campos, com fofo nos motociclistas, agentes de trânsito e guardas civis do município participaram de um treinamento com a Polícia Militar (PM).

A capacitação, realizada nessa quinta-feira (6), foi voltada para aqueles que trabalham com motocicletas. Os participantes receberam orientação sobre condução segura, com uma aula teórica pela manhã e uma prática de pilotagem durante toda a tarde, com simulação de situações que os profissionais enfrentam no dia a dia.

O curso também destacou a importância da manutenção e uso correto do veículo, especialmente o pneu. Outro ponto foi a utilização de itens de segurança, como capacetes, luvas e roupas que protejam os motociclistas em casos de queda.

Em setembro, um grupo passou pela capacitação para condução eficiente de motos. O curso foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal. O objetivo dos treinamentos é formar multiplicadores para que, gradativamente, levem esse conhecimento a outros motociclistas na cidade.

Neste ano, do total de 53 vítimas fatais no trânsito da cidade, 22 eram motociclistas. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal dos acidentes com motos que ocorrem no dia a dia das cidades, 86% deles são causados por falha humana. Apenas 8% são por falha mecânica do veículo e 6% devido a condição das estradas e vias.

“O número de acidentes com motos vem crescendo e por isso é importante que haja uma capacitação para os motociclistas. Muitos não têm o conhecimento da forma correta da condução, o que é essencial especialmente para quem trabalha o dia todo em uma moto. Por isso, fizemos parcerias para formar nossos condutores e aí gradativamente levar esse conhecimento a outros motociclistas”, disse o supervisor de educação de trânsito, Daniel Monteiro.