Procon Municipal orienta para a compra do presente das crianças
07/10/2016

Secretaria de Governança

No próximo dia 12, comemora-se o Dia das Crianças e o movimento em lojas que comercializam brinquedos e artigos infantis promete ser grande. Para quem vai às compras, o Procon Municipal de São José dos Campos sugere aproveitar a ocasião para instruir as crianças sobre o uso adequado do dinheiro.

Antes de sair de casa, vale definir o tipo de presente e quanto pretende gastar. “Aproveite para ensinar educação financeira às crianças, envolva-as na pesquisa de preços e peça que dê alternativas de presentes compatíveis com o seu orçamento”, disse a coordenadora do Procon Municipal.

Segundo ela, é preciso considerar a idade da criança e dar preferência a brinquedos educativos. “O sonho da criança não deve ser menosprezado, mas o dinheiro está cada vez mais curto, e os pequenos têm capacidade de aprender e entender isso”, afirmou a coordenadora do Procon Municipal.

A compra deve ser feita somente em lugar que forneça nota fiscal, caso seja necessário efetuar troca. O parcelamento pode ser uma alternativa para quem não tem condições de pagar à vista, mas também é uma forma de adquirir dívida a longo prazo, por isso, a forma de pagamento deve ser pensada para não comprometer o orçamento doméstico.

O Procon Municipal listou dicas importantes para quem vai comprar o presente do Dia das Crianças:

- A embalagem dos brinquedos deve conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – o que significa que passaram por testes em laboratórios para assegurar que o material utilizado na fabricação das peças está em conformidade e garantem a saúde e segurança das pessoas.

- Observar a faixa etária para a qual se destina o brinquedo. A idade recomendável deve estar escrita na própria embalagem.

- As instruções e recomendações de uso do brinquedo devem estar em língua portuguesa.

- Por segurança, um adulto deve retirar o brinquedo da embalagem antes de entregar à criança, assim como acompanhar a montagem e desmontagem. Cuidado com sacos plásticos que, por descuido, podem provocar asfixia.

- Se for brinquedo eletrônico, teste este antes de sair da loja.

- Nas compras on-line o consumidor tem sete dias, a partir do recebimento, para exercer o direito de arrependimento, ou seja, mesmo que o produto não contenha vício ou defeito pode ser devolvido.

- Se o produto for comprado por catálogo ou internet e chegar danificado, recuse o recebimento e escreva no recibo de entrega o motivo.

- Verifique também se o site é confiável. Veja se o endereço começa com “https” em vez de “htpp”, pois, assim, os dados fornecidos pelo consumidor não serão visualizados por terceiros.

- Consulte a lista de sites não recomendados na página da Prefeitura de São José dos Campos, acessando o link do Procon Municipal.

- Produtos do mercado informal ou falsificados podem representar risco à saúde ou à segurança das crianças.