Guarda Civil apreende adolescentes por associação ao tráfico
07/10/2016
Guarda Civil
Quatro adolescentes foram apreendidos pela GCM nesta quinta-feira (6) por uso de entorpecente e tráfico de drogas Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Quatro adolescentes foram apreendidos pela Guarda Civil Municipal (GCM) nesta quinta-feira (6) por uso de entorpecente e tráfico de drogas. Eles foram levados para a Delegacia da Infância e Juventude (Diju), onde foi elaborado o ato infracional. Em seguida, eles foram liberados com a presença dos responsáveis.

No bairro Santa Inês, região leste, a guarnição foi informada, por meio de denúncia anônima, de que três adolescentes estavam no Parque Ecológico consumindo drogas. No momento da abordagem, os guardas encontraram com um deles uma porção de maconha e R$ 44 em dinheiro.

No mesmo dia, um adolescente de 15 anos foi encaminhado para a delegacia após ser visualizado pelas câmeras do COI – Centro de Operações Integradas em atitude suspeita no poliesportivo do Jardim Cerejeiras, também na região leste. Ao ser abordado, os guardas encontraram com ele 23 “buchas” de maconha.

O ato infracional foi elaborado com base no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, referente à lei federal 11.343/2006, que prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas e estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas.

Situações como essas podem ser denunciadas pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal. A GCM mantém seu efetivo 24 horas nas ruas da cidade em patrulhamento preventivo, além de realizar o policiamento comunitário das escolas municipais.