GCM parabeniza corporação no Dia da Guarda Civil Municipal
11/10/2016

Em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, festejado dia 10 de outubro, o comandante da GCM de São José dos Campos, Alex Alexandre da Silva Santos, gravou uma mensagem parabenizando as corporações de todo país. A data foi instituída em 2009, por meio da lei federal 12.066.

“Quero dar os parabéns aos guardas de São José dos Campos e a todos os GCMs do Brasil. Estou muito orgulhoso por fazer parte desta corporação”, afirmou o comandante, que pede o apoio permanente de seus comandados na segurança do município.

A GCM de São José é uma instituição pública, de caráter civil, uniformizada e armada presente na cidade há 28 anos. Com seu efetivo 24 horas nas ruas, faz o policiamento comunitário das escolas municipais, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promove a segurança pública em eventos oficiais.

Em 2014, a lei 13.022 dotou às GCMs do país o poder de polícia, ampliando a importância de sua ação na esfera da segurança pública dentro da sua municipalidade. Além de zelar por bens, serviços e instalações públicas, a Guarda faz o policiamento preventivo, atende ocorrências criminais, de maneira a orientar, advertir ou prender em flagrante delito.