Ópera Italiana é atração da Semana Cassiano Ricardo nesta sexta-feira
11/10/2016

As atividades da 50ª Semana Cassiano Ricardo continuam nesta sexta-feira (14), às 20h30, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – Centro). O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e a Orquestra Jovem de Guarulhos apresentam a ópera Pagliacci, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Ópera composta em 1892 por Ruggero Leoncavallo, Pagliacci retrata personagens extremamente humanos que constroem, rapidamente, uma identificação com a plateia. A trama gira em torno de um grupo de atores saltimbancos que se apresenta de cidade em cidade. O personagem Tonio começa a cobiçar Nedda, mulher de Canio e amante de Silvio, o que gera um plano de vingança. O enredo aborda sentimentos universais como amor, ciúmes e inveja.

Pagliacci foi representada pela primeira vez no Teatro dal Verme, de Milão, em 21 de maio de 1892, com direção de Arturo Toscanini.

O Coro Jovem Sinfônico foi idealizado em 2005, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o objetivo de educar, por meio da música, e formar novas plateias e futuros cantores. É um projeto de formação artística desenvolvido com o objetivo de capacitar coristas para apresentações com orquestras, conjuntos de câmara ou à capela, criando oportunidade de educação musical de qualidade a jovens talentos, promovendo a divulgação da prática coral e o incentivo à formação de público.

Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável do Conservatório Municipal de Guarulhos, ligado à Secretaria de Cultura do município. Todas as suas atividades visam o aprimoramento e a profissionalização de jovens instrumentistas. O grupo elabora programas mensais e realiza concertos dentro e fora da cidade, colaborando com o aperfeiçoamento e favorecendo o contato com grandes solistas, divulgando a música de concerto.

As atividades da 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo seguem até 23 de outubro com lançamento de livros, saraus, shows musicais, exposições, debates, entre outras atividades.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.