Estrangeiro é preso ao furtar equipamento em viatura da Guarda
11/10/2016
Objetos encontrados no carro do estrangeiro
Em seu carro foram encontrados: 2 HTs, 8 celulares, 2 câmeras digitais, 2 notebooks, 2 carimbos do 1º Distrito Policial, e outros Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (10), um estrangeiro de 56 anos por falsidade ideológica e tentativa de furto a equipamentos de uma viatura da Guarda, estacionada na sede da corporação, na Vila Industrial (leste). Ele foi conduzido ao 5º Distrito Policial, onde foi ratificada a prisão, e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP do Putim) da cidade.

Ao chegar à sede da Guarda o homem apresentou documentos falsos e se identificou como técnico em telecomunicações da empresa fornecedora do sistema de rádio da Prefeitura de São José. Ele se dirigiu ao almoxarifado da GCM, com a justificativa de que houve solicitação de reparo em equipamentos.

O guarda responsável pelo setor negou que tivesse pedido a presença de um técnico da empresa e o homem deixou o local. Por considerar a atitude suspeita, dois guardas decidiram averiguar sua saída do prédio, quando flagraram o homem revirando uma viatura estacionada no pátio. Ao perceber a presença dos guardas, ele tentou fugir com o microfone de um rádio de transmissão e foi detido.

No momento da abordagem e revista, os guardas encontraram com ele três carteiras funcionais falsas do Brasil – escrivão da Polícia Civil, professor de escola particular e RG. Em seu carro foram encontrados: 2 HTs, 8 celulares, 2 câmeras digitais, 2 notebooks, 2 carimbos do 1º Distrito Policial, um tablet, uma estação repetidora de rádio, um escaner digital de frequências, e demais objetos que serão analisados.

A Guarda Civil Municipal contatou o responsável pela empresa fornecedora dos rádios de transmissão da Prefeitura para relatar o ocorrido. Um representante da companhia se dirigiu à delegacia e não reconheceu o estrangeiro como funcionário da empresa. Os guardas averiguaram que ele já trabalhou em empresas prestadoras de serviço para a Prefeitura.

O homem detido é de nacionalidade argentina, formado em engenharia eletrônica e está no Brasil há mais de 30 anos. Ele possui passagens na polícia por crime de estelionato e violência doméstica contra mulher.