Blitze e ações em maternidade lembram cuidados com crianças
12/10/2016
bLITZE NO TRANSITO
Aproveitando o dia da criança, o grupo aproveitou para ressaltar a importância do uso de dispositivos de segurança, como a cadeirinha Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O setor de educação de trânsito da Prefeitura realizou nessa terça-feira (11) uma blitz educativa na Avenida Adhemar de Barros, região central da cidade, e visita a maternidades para lembrar aos pais dos cuidados ao se transportar crianças nos carros ou ao transitar com os pequenos pelas ruas.

Pela manhã, foram abordados principalmente os veículos que se aproximavam do local para buscar ou levar alunos as escolas localizadas no interior do Parque Santos Dumont.

Aproveitando a proximidade do dia da criança, o grupo aproveitou para ressaltar com os pais a importância do uso de dispositivos de segurança, como a cadeirinha e assentos de elevação. De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, o uso desses dispositivos reduz o risco de mortes em 71% e o de hospitalização em 69% em casos de acidentes de trânsito.

A forma correta de conduzir as crianças em travessias ou durante passeios na rua também foi abordada pela equipe.

Para interagir com os pequenos enquanto os pais eram orientados, a ação contou com uma agente de trânsito vestida no estilo de doutores da alegria que carregava uma boneca em um bebê conforto.

 A personagem também atuou no período da tarde na conversa com as mamães em maternidades do município.

“É uma atividade diferente do nosso dia a dia e muito prazerosa. É muito importante conversar com os pais e orientá-los sobre esses cuidados”, afirmou a agente de trânsito Andréa Giovanelli.

A principal questão abordada era se os novos papais tinham se lembrado de levar a maternidade um item tão indispensável quanto o enxoval do recém nascido: o bebê conforto. O equipamento deve ser utilizado desde o nascimento até que a criança complete um ano ou esteja com 9 quilos.

“Muitas mamães esquecem que, ao deixar o hospital, já estarão fazendo o primeiro transporte dos bebês. Muitos pais dizem que já compraram o dispositivo, mas o deixam em casa, esquecendo que já vão precisar dele ao sair da maternidade. Esse será o primeiro transporte dos bebês e é importante que eles já estejam seguros desde desse momento”, afirma a educadora de trânsito Maria Aparecida Martins.

Além de conversar com os pais sobre a correta utilização dos equipamentos de segurança, também é distribuído as novas mamães o “Livro do Bebê no Trânsito”, que conta com todas as orientações para que eles não se esqueçam de nenhuma dica.

As ações que estão sendo realizadas pela semana da criança terão continuidade nessa quinta-feira (13) com blitz na Rua Olivo Gomes, próximo ao Parque da Cidade, e visitas a maternidades.

A utilização de bebê conforto, cadeirinhas e assentos de elevação é prevista em lei desde 2010. Transportar as crianças fora dos dispositivos de segurança é infração de trânsito gravíssima, passível de multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. A partir de 1º de novembro esse valor será reajustado, passando para R$ 293,47.