Semana Cassiano Ricardo tem ópera, shows e abertura de exposição
13/10/2016

Quatro atividades culturais estão previstas para este fim de semana em comemoração à 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo. São ópera, abertura de exposição e shows. Nesta sexta-feira (14), às 20h30, O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e a Orquestra Jovem de Guarulhos apresentam a ópera Pagliacci, com entrada gratuita, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – Centro). Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Ópera composta em 1892 por Ruggero Leoncavallo, Pagliacci retrata personagens extremamente humanos que constroem, rapidamente, uma identificação com a plateia. A trama gira em torno de um grupo de atores saltimbancos que se apresenta de cidade em cidade. O personagem Tonio começa a cobiçar Nedda, mulher de Canio e amante de Silvio, o que gera um plano de vingança. O enredo aborda sentimentos universais como amor, ciúmes e inveja.

No sábado (15), a partir das 19h, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Avenida São José, 935 – Centro) vai promover duas atividades. A primeira será a abertura da exposição “Impressão e Resíduo do Mundo”, do artista Carlos Caropreso, que fica até o fim do mês. Logo em seguida, às 20h, haverá a apresentação musical “O Amor nos Tempos de Facebook”, interpretada por Paulo Querubim. As atrações são gratuitas.

Com 17 obras, a exposição “Impressão e Resíduo do Mundo” pretende conduzir o público a uma redescoberta do meio tradicional da gravura. Os trabalhos do artista representam questões da vida urbana como poluição visual, degradação das cidades e a necessidade de informação.

Cláudio Caropreso nasceu em São José dos Campos, em 1975. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba, com especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, pela Universidade de Brasília. Desde 2002, acumula prêmios conquistados por meio da arte da gravura.

O show “O Amor nos Tempos de Facebook”, interpretado pelo músico e poeta Paulo Querubim, apresenta poemas de amor e interpreta canções que têm este sentimento como tema. Acompanhado pelo tecladista Jow Callegari, o cantor realiza uma apresentação intimista e emocional para valorizar a arte poética.

Já no domingo (16), às 16h, o ponto de cultura Rádio Aguapé realiza uma apresentação, também gratuita, na Estação de Trem de Eugênio de Melo.

O projeto representado pelo músico César Pope foi criado com o objetivo de valorizar a comunidade cultural de São José dos Campos, com a proposta de ocupar espaços públicos com atividades artísticas. As principais ações produzidas pelo projeto incluem shows musicais, declamação de poemas, exposições de artes, apresentações de teatro e dança oficina e entrevistas com artistas da cidade.

Semana Cassiano Ricardo

A 50ª Semana Cassiano Ricardo segue até 23 de outubro. A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro. Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.