Alunos recebem certificados de monitores do Escola Interativa
14/10/2016
Alunos
Alunos da EMEF Maria Ofélia recebem certificados pela formação em monitoria no Programa Escola Interativa Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

A equipe do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) entregou nessa quinta-feira (13) os certificados a alunos monitores do Programa Escola Interativa. A cerimônia foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, Jardim Pôr do Sol, região oeste de São José dos Campos.

O grupo, formado por 16 estudantes, foi capacitado para atuar no auxílio aos demais colegas no uso das ferramentas tecnológicas oferecidas pelo programa. “Eles foram preparados para serem os multiplicadores dos conhecimentos absorvidos no uso do projetor interativo, no programa Hetchboard e nos aplicativos disponíveis nos tablets dos alunos”, explicou Roseli Ferreira, coordenadora do Programa Escola Interativa.

Também houve a entrega de certificados e medalhas aos alunos que se destacaram no Torneio Jogos do Conhecimento, realizado entre agosto e outubro com o objetivo de incentivar o estudo da matemática utilizando a Plataforma Khan.

Na unidade, participaram da disputa 115 alunos dos anos iniciais e finais. Destes, 53 dos anos iniciais alcançaram medalhas de bronze, 15 de prata e 4 de ouro. Dos anos finais, 51 conseguiram medalhas de bronze e 7 de prata. Segundo a professora Cibele Alves Genes Silveira, que leciona no 8º e 9° anos, alunos que antes do torneio tinham dificuldades, hoje desenvolvem atividades complexas com propriedade.

Em São José dos Campos, a plataforma Khan é usada em 44 escolas da rede, totalizando 20 mil alunos do 4° ao 9° ano e EJA. As escolas têm uma agenda de uso que permite o acompanhamento diário tanto da escola como na Secretaria, os professores utilizam os relatórios avaliativos da Plataforma para desenvolver um plano de estudo personalizado ajustado a cada aluno.

O uso da Plataforma foi possível após a implantação do Programa Escola Interativa, a partir de 2014, que levou internet gratuita e equipou toda a Rede Municipal de São José dos Campos com computadores para professores, tablets para alunos, além de projetores interativos e lousas digitais em todas as salas de aula.

Programa

No total, 47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil são atendidas hoje pelo Programa Escola Interativa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4.000 professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.

A Prefeitura também criou o LEDI Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral.

Outras informações sobre o programa Escola Interativa estão disponíveis na internet.