Festa e presença de atleta olímpico marcam premiação de escolas de SJC
14/10/2016
Alunos do Silvana Maria
A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na Escola Silvana Maria Ribeiro de Almeida (região leste), primeira colocada em sua categoria Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

Com muita festa e alegria, as crianças de quatro escolas da Rede Municipal de São José dos Campos receberam nesta sexta-feira (14) as medalhas após sagrarem-se campeãs no Torneio Jogos do Conhecimento, que teve o objetivo de incentivar o estudo da matemática utilizando a Plataforma Khan. A entrega dos prêmios contou com a participação especial do atleta olímpico Ailson Feitosa, integrante da Seleção Brasileira de Atletismo.

Ele elogiou a iniciativa e falou sobre a importância da educação e também do esporte na vida escolar. “Acho importante a disputa saudável entre as crianças e esta é uma boa forma de incentivar a educação”, disse o atleta, especialista nos 100 metros, que já conquistou diversas competições internacionais, como a prova de revezamento 4x100 nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara (México).

A disputa de matemática durou quase três meses e envolveu mais de 500 escolas de todo o Brasil. Na final, dez foram consideradas campeãs em suas categorias, sendo quatro só de São José dos Campos.

A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvana Maria Ribeiro de Almeida (Jardim Cerejeiras, região leste), primeira colocada em sua categoria. Animadas, as crianças cantaram e vibraram no momento em que os colegas representantes das classes foram chamados ao palco para receber suas medalhas.

"Eu aprendi muito mais, ficou mais legal estudar matemática. Com a auxílio da Plataforma Khan, eu já estou conseguindo fazer até continhas de cabeça", disse Renan Ferreira Santos, aluno do 4°ano.

A mãe dele, Daiane Cristina Ferreira Santos, confirmou a melhora do filho na escola. "Ele estava na escola estadual e este ano veio para a municipal. Ele tinha muita dificuldade. Depois que ele começou a trabalhar com a Plataforma Khan, em fevereiro, o desempenho dele foi muito melhor, ele ficou mais interessado nas matérias e nas aulas.”

"O desempenho dos alunos em sala teve uma melhora significativa em comparação a antes. Depois que começou a competição, eles ficaram muito mais interessados em aprender", disse a professora Sandra Helena Machado.

Além dos alunos da EMEF Silvana Maria, que foi a campeã na categoria peso médio, receberam medalhas os estudantes da EMEF Rosa Tomita, que ficou em segundo, e da EMEF Maria Amélia Wakamatsu, terceira colocada. A EMEF Antonio de Palma Sobrinho também foi premiada pelo segundo lugar na categoria peso pesado.

Além das medalhas, as escolas vencedoras receberão um kit esportivo, com itens como bolas, redes e outros equipamentos.

O torneio, ocorrido entre agosto e outubro, foi realizado em parceria entre a Fundação Lemann, o Instituto Península e o Programa Transforma Rio 2016 (programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016).
A proposta foi incentivar os estudantes a praticar suas habilidades matemáticas na Khan Academy, recebendo medalhas na plataforma à medida que estudavam.

Plataforma Khan

A Khan Academy, criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, oferece vídeo-aulas e exercícios gratuitos que podem ser acessados em qualquer lugar. Além de auxiliar estudantes por meio do ensino personalizado, que reconhece quais habilidades eles dominam e quais ainda precisam praticar, o site permite que o professor tenha acesso ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Em São José dos Campos, a plataforma é usada em 44 escolas da rede, totalizando 20 mil alunos do 4° ao 9° ano e EJA. As escolas têm uma agenda de uso que permite o acompanhamento diário tanto da escola como na Secretaria, os professores utilizam os relatórios avaliativos da Plataforma para desenvolver um plano de estudo personalizado ajustado a cada aluno.

O uso da Plataforma foi possível após a implantação do Programa Escola Interativa, a partir de 2014, que levou internet gratuita e equipou toda a Rede Municipal de São José dos Campos com computadores para professores, tablets para alunos, além de projetores interativos e lousas digitais em todas as salas de aula.