Vacinação antirrábica continua neste sábado em São José
14/10/2016

A Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos, que está sendo realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, continua neste sábado (15). Durante toda a campanha, serão 83 pontos fixos de vacinação, na zona urbana, e 54 roteiros volantes na área rural. A vacinação, que ocorre sempre aos sábados, vai até o dia 5 de novembro.

Conforme programação definida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), neste sábado a vacinação chega a oito bairros da região sul da cidade: Bosque dos Eucaliptos, Parque Industrial, Jardim Satélite, Terras do Sul, Jardim do Céu, D. Pedro II, Campo dos Alemães e Jardim Morumbi.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários está disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156 ou pelos telefones 3931-2292 e 3934-4923.

Segundo a gerente do CCZ, a procura pela vacinação antirrábica está abaixo do esperado. Até o último sábado, já tinham sido vacinados 14.133 animais, dos quais 9.412 na zona urbana (22,8% do total) e 4.721 na zona rural (100,7%). “Fazemos um apelo para que a população fique atenta e não deixe de levar o seu animal para tomar a vacina.”

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ orienta que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e sejam acompanhados por adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém, a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

Durante o período da campanha, a vacinação também poderá ser feita todos os dias no CCZ (Rua George Willians, 581), no Parque Industrial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.