Prefeitura atende chamados em decorrência da chuva
15/10/2016

Secretaria de Governança

A Defesa Civil de São José dos Campos atendeu 15 ocorrências em função da forte chuva que caiu na cidade no fim da tarde dessa sexta-feira (14). Foram registrados chamados de todas as regiões do município, a maior parte eram casos de alagamento em residência. Não houve vítimas.

A água invadiu oito imóveis, nos bairros Jardim Satélite, Parque Industrial e Vila Nair, todos na zona sul, e na Vila Industrial (leste). Algumas casas ficaram alagadas no Residencial Cambuí devido à inundação do córrego Cambuí, na região sudeste. Houve ainda o desmoronamento de um barranco na Vila Paiva (norte).

Na região central, a queda do muro de uma escola particular colocou em risco três residências vizinhas, sem atingir moradores. Duas casas foram afetadas pela lama e em uma terceira, devido à proximidade ao acidente, a família foi orientada a deixar o local por segurança e o imóvel interditado pela Defesa Civil.

Ainda no centro, houve queda de uma árvore e uma casa sofreu retorno de esgoto. O excesso de chuva causou também dificuldade de escoamento de águas pluviais e gerou o alagamento de diversas vias públicas. A Defesa Civil recebeu três chamados emergenciais de alagamento de via na região leste.

O maior volume de chuva, das últimas 24 horas (medido diariamente às 7h), foi registrado no pluviômetro instalado no Jardim Jussara (leste), que anotou 60 milímetros. Este índice mantém a cidade em estado de observação em caso de novas pancadas de chuva.

Pluviômetro

A medição do nível de chuva é realizada diariamente e o índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias, que coloca um município em estado de atenção caso atinja volume de 80 milímetros nesses três dias.

Diariamente, a equipe da Defesa Civil faz o monitoramento de índices pluviométricos, que indicam a quantidade de chuva que atinge determinada região. Sempre que o volume de chuva supera o índice da normalidade, a Defesa Civil vai a campo para fazer vistoria das áreas críticas.