Semana Cassiano Ricardo garante cultura até domingo
17/10/2016

Secretaria de Governança

As atividades da 50ª Semana Cassiano Ricardo continuam até este domingo (23). Para esta terça-feira (18), estão programadas três atrações, todas com entrada franca. A Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) promove o encontro “Documentário, Declamação e Modelagem”, em dois horários, às 9h, e às 14h.

O encontro “Documentário, Declamação e Modelagem” terá início com um documentário sobre Cassiano Ricardo, seguido pela declamação do poema “O Galo das Cinco”, pela pedagoga Valéria Rodrigues. Para finalizar, a figureira Fátima Santos ensinará modelagem em argila, a partir de um modelo vivo: o Galo Johnny.

Às 19h30, o Grupo Maxado realiza a apresentação “Nosso Canto com Dö MC” na Casa de Cultura Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 20 – Dom Pedro I). O Grupo Maxado, projeto aprovado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura, busca a liberdade de expressão para valorizar a arte local. Música, cinema, poesia, bate-papo e microfone aberto são elementos garantidos nesta ação.

No mesmo horário, haverá a palestra “O Tempo, a Vida e o Amor nos Poemas de Cassiano Ricardo” na sede da Academia Joseense de Letras (Praça Cândida Sawaya Giana, 128 – Jardim Nova América).

Nesta palestra, o advogado e escritor Rodrigo Cabrera Gonzales faz um passeio sobre o tempo, a vida e o amor nos poemas do autor joseense. Com uma narrativa poética, o palestrante convida os participantes para uma viagem pelo tempo e o ponto de partida é a atualidade, comparando fatos da vida e do amor com o passado.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e teve a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.