SJC inicia a última Avaliação de Densidade Larvária de 2016
17/10/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (17) a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2016. Um grupo de 80 Agentes de Combate às Endemias (ACE), divididos em oito equipes, está percorrendo bairros de todas as regiões da cidade para vistoriar 12.541 imóveis, em 410 quadras sorteadas, seguindo a metodologia preconizada pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

As quadras vistoriadas são sorteadas de forma aleatória, por amostragem e bairro e, para que o levantamento seja o mais preciso possível, é imprescindível a colaboração e participação da população, permitindo que os agentes entrem nas casas e façam a verificação.

Todos os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados. Qualquer dúvida sobre sua identidade, basta acessar o hot site da Dengue, no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br), onde está disponível um cadastro completo com fotos de todos os agentes de campo que atuam no combate à dengue.

O objetivo do trabalho, que segue até o dia 31 deste mês, é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. Além disso, o levantamento possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as estratégias de combate à doença no próximo período como, por exemplo, redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

O levantamento anterior, realizado em julho, mostrou que o índice larvário do município (média), na ocasião, estava em 0. Ou seja, praticamente não foram encontradas larvas do Aedes aegypti na cidade.

“Agora, faremos mais uma medição para sabermos, novamente, como está a infestação do mosquito. Esse resultado é um dos mais importantes do ano, porque é o último antes do início do verão, período mais propício do ano para a proliferação do mosquito. Essa avaliação é que vai nos dar as informações necessárias para que possamos planejar as próximas ações e saber em quais regiões teremos de redobrar a atenção”, disse a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para o secretário de Saúde, é muito importante que a população colabore com o trabalho, mais uma vez. “A nossa população tem nos ajudado muito nessa batalha. É importante que estejam atentos e abram as portas para que nossos agentes possam fazer o trabalho”, disse.

São José dos Campos tem hoje 1.583 casos de dengue confirmados, dos quais 1.475 são autóctones e 108 são importados. Também há 16 casos de Zika Virus e 5 de Chicungunya registrados, todos importados.