Orquestra faz homenagem a Hélio Augusto de Souza nesta quarta-feira
18/10/2016
Orquestra
O concerto desta quarta será dedicado ao Hélio Augusto de Souza, que será agraciado in memorian com o Troféu Cassiano Ricardo Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

A 50ª Semana Cassiano Ricardo segue com três atividades nesta quarta-feira (19). A principal delas é uma homenagem a Hélio Augusto de Souza, por meio de um concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, às 20h, no Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Jr., 84 – 3º andar).

As atrações, no entanto, começam logo pela manhã, às 9h. A Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) recebe o “Quintal de Brincar”, que ensinará brincadeiras presentes nas poesias de Cassiano Ricardo. Os participantes vão aprender a produzir capuchetas (espécie de pipas) decoradas com poemas. A atividade se repete às 14h.

Às 19h, no mesmo local, será realizado o Sarau Viva Cassiano, um evento literário realizado pelos aprendizes das oficinas da Casa de Cultura, com declamações e interpretações dos principais poemas do poeta joseense, sob orientação de Cesar Guirão.

Orquestra

O concerto desta quarta-feira (19) será dedicado ao Hélio Augusto de Souza, que será agraciado in memorian com o Troféu Cassiano Ricardo. O homenageado da noite foi assistente social, professor e, depois, prefeito de São José dos Campos. Ele foi fundamental para o surgimento da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), criando em 1986 a Fundação de Atendimento à Criança e ao Adolescente, entidade que posteriormente levou o seu nome.

O concerto é gratuito e os ingressos estão sendo distribuídos no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana). Também serão disponibilizados cem ingressos uma hora antes do concerto no Teatro Municipal. A apresentação também faz parte da Série Primavera. O tema é “Loucos por Clássico” evidenciando a paixão de compositores de diferentes épocas pelo classicismo.

O programa, sob regência do Maestro Marcello Stasi, traz o balé “Les petits rien” de W. A. Mozart (1756-1791) demonstrando a versatilidade do compositor austríaco ao abordar o estilo galante francês. Do eclético compositor francês Jacques Ibert (1890-1962), vai ser executado “Hommage a Mozart”, um rondó em ré maior, seguido pelo “Concerto em Mi bemol” do russo Igor Stravinsky, obra que já caracterizava sua fase norte-americana. Por último, a “Sinfonia nº 3 em Ré Maior” de Franz Schubert.

A apresentação é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com a gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), que administra a Orquestra Sinfônica.

50ª Semana Cassiano Ricardo

A Semana Cassiano Ricardo começou em 4 de outubro e segue até este domingo (23). Neste período, estão sendo realizadas cerca de 30 atrações culturais, sob a curadoria do jornalista e escritor Sílvio Ferreira Leite.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.