Mudinha Figureira ensina a fazer figuras de barro no Novo Horizonte
18/10/2016

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) realiza nesta quarta-feira (19), às 14h, o projeto Vivenciando a Cultura Popular, que contará com a presença da figureira Maria Benedita Vieira, a Mudinha.

Mudinha Figureira aprendeu o ofício com sua mãe, que usava as figuras para educar a filha, que nasceu com deficiência da fala. Por meio dos objetos moldados no barro, Mudinha encontrou um meio de expressão. A rapidez com que cria e molda suas peças impressiona. Os temas são variados, retratam cenas do cotidiano e figuras do seu imaginário.

Aos 73 anos, Mudinha produz pavões, onças, bois, animais da roça e da floresta, além de objetos como vasos de flores e cenas de mulheres trabalhando e casais em bancos de praça. Suas sensíveis produções revelam a forma da artista enxergar o mundo.

Este projeto tem o objetivo de disseminar a cultura popular joseense e valorizar o Patrimônio Imaterial da cidade. Ele também promove um momento informal e interativo de troca de saberes com os figureiros para estimular a produção das figuras de barro.