FCCR lança publicação em homenagem a poetas joseenses
19/10/2016

Secretaria de Governança

Em comemoração aos 48 anos da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo e aos 50 anos da Semana Cassiano Ricardo, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) lança a Revista “Poeticidade” nesta quinta-feira (20), às 19h na própria biblioteca (Rua XV de Novembro, 99 – Centro). A Poeticidade terá uma única edição de 2 mil exemplares. Com distribuição gratuita, a publicação tem como proposta ressaltar, divulgar e valorizar a produção poética local.

Durante o lançamento, haverá música ao vivo de César Pope & Os Sobreviventes”, com poemas de Cassiano Ricardo musicados e um pequeno vídeo homenageando antigos funcionários da Biblioteca. O sarau será conduzido pelo Poeta Moraes, idealizador da “Poeticidade”, publicação que presta homenagem aos falecidos Paulo Nubile, Dailor Varela, Hélio Pinto Ferreira, José Omar de Carvalho e Olney Borges.

Estes poetas, em diferentes momentos, não só tiveram uma significativa produção literária, como participaram dos movimentos culturais e foram inspiração para novos escritores em São José dos Campos.

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo foi inaugurada oficialmente no dia 20 de outubro de 1968 e contou com a presença do poeta joseense Cassiano Ricardo, que dá nome ao espaço. O primeiro prédio onde a Biblioteca foi instalada ficava rua Major Antonio Domingues.

Em 1973, ganhou uma sede fixa no Parque Santos Dumont, sendo transferida em 1980 para o edifício da Rua XV de Novembro, onde está até hoje. Com arquitetura do início do século XX e fachada com traços originais, o prédio atual é um patrimônio preservado por lei municipal. Construído em 1909, foi o primeiro Teatro Municipal da cidade.

Outras atrações

Ainda como parte das comemorações da 50ª Semana Cassiano Ricardo desta quinta-feira (20), será realizada a palestra “Lendas do Vale do Rio Paraíba do Sul”, com Sônia Abreu, às 14h, no Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

Às 19h, a Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) recebe o Sarau Cantoria e Poesia, que apresentará dez poemas de Cassiano Ricardo musicados pelo violeiro Giba Reys. No intervalo entre as músicas, haverá declamações dos poemas do poeta joseense.

O projeto Bar de Quinta, realizado no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), realiza, também às 19h, o projeto “Poesia ao Pé do Ouvido”, do grupo Trupe Bendita, conduzido por Beatriz Galvão e convidados.

O encontro contará com a participação dos poetas Sérgio Ponti e Fernando Selmer, declamando poemas, das bandas Maquinaria Sonora e Supercolisor e com encerramento da banda Dom Pescoço.

As atividades da 50ª Semana Cassiano Ricardo seguem até domingo (23). O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo dedicada à obra e à vida de Cassiano Ricardo Leite, que nasceu em 26 de julho de 1894, em São José dos Campos.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.