FCCR abre inscrições para o Fundo Municipal de Cultura
20/10/2016

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para os interessados em participar do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O prazo segue até o dia 5 de dezembro. O edital, chamado de Linguagens Artísticas, visa beneficiar, por meio de financiamento direto de recursos, projetos de criação no campo das artes, desenvolvidos por candidatos que morem em São José dos Campos há, no mínimo, dois anos. O edital está disponível na internet.

As inscrições deverão ser feitas on-line e o candidato deverá se conectar ao site da Fundação para realizá-la. Também é necessário estar inscrito na plataforma digital lugares da cultura. O valor máximo de cada projeto poderá ser de até R$ 80 mil. O valor total deste edital é de R$ 400 mil.

Este edital vai contemplar projetos nas áreas da música, teatro, cultura popular, circo, artes visuais, dança, literatura, cultura digital, radiodifusão, audiovisual e novas mídias, cultura da infância e cultura de objetos e patrimônio histórico e material. Os projetos poderão ser realizados em espaços independentes, em equipamentos públicos ou em plataformas virtuais.

O resultado da classificação dos projetos será divulgada em 6 de fevereiro de 2017 e os contemplados devem iniciar suas atividades em março. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3924-7338.

FMC

O FMC tem o objetivo de financiar de forma direta os projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas de natureza artística e/ou cultural, estimulando a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, garantindo a preservação e a manutenção dos bens materiais e imateriais do patrimônio histórico.

A verba utilizada pelo Fundo é proveniente do orçamento do município, sem depender de um patrocínio da iniciativa privada, como a Lei de Incentivo Fiscal (LIF). Criado em 2014, por meio de lei, o programa investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão, beneficiando cerca de 40 projetos em dois anos, garantindo o acesso do público à arte em todos os cantos da cidade.

Dia 20 de outubro
Publicação do edital

De 20 de outubro a 5 de dezembro
Período de inscrições