Professoras visitam Novo Centro durante city tour
20/10/2016
 Museu de Arte Sacra
O tour começou no Museu de Arte Sacra, onde as professoras conheceram a história litúrgica das peças do acervo. Foto: Divulgação

Secretaria de Turismo

Um grupo de professoras da rede municipal de ensino conheceu na tarde desta quinta-feira (20) os principais pontos turísticos de São José dos Campos. A proposta do passeio foi complementar um projeto com os educadores do Instituto Maternal Infantil Fernando Tão de Azevedo, zona sul da cidade.

A orientadora Alessandra Silva contou que o projeto foi uma iniciativa da orientadora Mariana Silva, que estava desenvolvendo com o grupo um estudo sobre o eixo natureza e sociedade. “Assim, surgiu a ideia de conhecer os pontos turísticos da cidade. O principal objetivo era despertar o interesse sobre os pontos históricos e depois levar isto aos alunos, além de despertar o prazer pela pesquisa e aprender um pouco mais sobre a nossa cidade.”

O tour começou no Museu de Arte Sacra, onde as professoras conheceram a história litúrgica das peças do acervo. Logo após seguiram pela a Rua 15 de novembro, região central, passando pelo comércio de rua e ainda por uma das lojas mais tradicionais de São José: a Casa Confiança.

O grupo também fez um passeio nas proximidades da Igreja Matriz, fundada em 1934. E ainda pelo Banhado, onde contemplou a paisagem natural de um dos principais cartões postais da cidade. As professoras tiveram a oportunidade de conhecer a revitalização do Novo Centro, que conta com academia ao ar livre, quiosques, decks, e uma extensa orla para a prática de caminhadas e exercícios físicos.

Para finalizar o passeio, as professoras passaram pela Biblioteca e pelo Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão, onde puderam lanchar.

Para a professora Estela Marques, o passeio serviu para chamar a atenção para a pesquisa sobre os pontos. “Gostei do passeio, foi muito bom, pois despertou na gente mais interesse pela pesquisa dos pontos visitados e de que forma vamos planejar para trazer os alunos. Eu já tinha visitado alguns pontos como a Igreja Matriz e o museu de Arte Sacra. Já os outros pontos eu não conhecia e foi uma experiência muito boa, principalmente o Novo Centro, que ficou muito bonito.”

Os passeios são feitos com pré-agendamento na Secretaria de Turismo pelos telefones (12) 3947-8598. E todo o city tour teve a participação dos profissionais da Secretaria de Turismo, que ofereceram total apoio.