50ª Semana Cassiano Ricardo termina com show de Deo Lopes
21/10/2016
Deo Lopes
Deo Lopes realiza show com a presença dos músicos Márcio de Oliveira, Cauíque Bonsucesso, Egelson Lira e Hugo Cardoso Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Com lançamentos de livros, música e teatro de animação, a 50ª Semana Cassiano Ricardo se despede neste fim de semana. Nesta sexta-feira (21), às 19h, haverá o lançamento do livro “Procurando Alice – Cartas do Serimbura”, do autor Mário Luiz Gomes.

O evento será na sala Réginaldo Poeta, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana). A participação é gratuita. O encontro terá mesa redonda com mediação de Charles Lima e participação dos autores Ademir Pereira e Valéria Zanetti.

O livro foi desenvolvido a partir de um acervo de 13 cartas e 18 telegramas escritos por membros de uma família natural do Rio Grande do Sul, que se deslocou para São José dos Campos por causa do tratamento de saúde de Alice. Os documentos desta trajetória são de grande importância para a história da cidade.

Em São Francisco Xavier, a Casa de Cultura Julio Neme (Praça Cônego Manzi, s/nº) realiza o II Animaserra – Teatro de Animação. Serão seis atrações divididas entre às 10h30 de sábado até às 11h30 de domingo. Entre os participantes estão a Cia Circo de Bonecos, de São Paulo, O Grupo Girino, de Belo Horizonte e a Cia Malas Portam, também de São Paulo.

A 50ª Semana Cassiano Ricardo termina neste domingo (23), às 19h, com o lançamento do livro “Cantando a Gente se Tece”, de Moacyr Pinto, às 19h, e a apresentação do Concerto Orgânico, com Deo Lopes, às 20h30 – no Cine Teatro Benedito Alves (Avenida São José, 935 – Centro).

A partir das canções compostas por Deo Lopes ao longo de quase 40 anos de carreira, neste livro Moacyr Pinto traça um panorama amplo, que inclui as criações e o criador identificado como “um legítimo representante da história da música e do cenário musical brasileiro”.

Logo em seguida, a inspiração do livro, Deo Lopes, realiza o show Concerto Orgânico, às 20h30, com a presença dos músicos Márcio de Oliveira – violão; Cauíque Bonsucesso – sanfona; Egelson Lira – violão, viola, bandolim e flauta transversal; Hugo Cardoso – baixo acústico.

50ª Semana Cassiano Ricardo

A 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo começou em 4 de outubro com o lançamento da quarta edição do livro “Jeremias Sem-Chorar”, de Cassiano Ricardo. Foram cerca de 30 atrações divididas em 20 dias de atividades, entre lançamentos de livros, shows, saraus literários, exposições e debates.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.