Vacinação antirrábica continua neste sábado na região sudeste de SJC
21/10/2016

Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos sob coordenação da Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua neste sábado (22), o sexto consecutivo. Durante toda a campanha, serão 83 pontos fixos de vacinação, na zona urbana, e 54 roteiros volantes na área rural. A vacinação, que ocorre sempre aos sábados, vai até o dia 5 de novembro.

Conforme programação definida pelo CCZ, neste sábado a vacinação chega à região sudeste. Haverá postos de vacinação montados no Putim, Santa Luzia, Jardim Santa Rosa, CTA, Vila São Benedito, São Judas Tadeu, Residencial São Francisco, Jardim Uirá, Jardim da Granja e Jardim São Leopoldo.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários está disponível no site da Prefeitura. As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156 ou pelos telefones 3931-2292 e 3934-4923.

Segundo a gerente do CCZ, a procura pela vacinação antirrábica na zona rural teve boa cobertura. Mas na zona urbana está muito abaixo das previsões. Até o último sábado, já tinham sido vacinados 19.785 animais, dos quais 7.270 na zona rural (111,5% do esperado) e 12.515 na zona urbana (42,9% do esperado). 

“A vacinação antirrábica está com cobertura baixa na zona urbana. Por isso, fazemos um apelo para que a população atenda ao chamado e leve seu animalzinho para vacinar. É rápido e protege a todos”, disse.

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ orienta que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e sejam acompanhados por adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

Durante o período da campanha, a vacinação também poderá ser feita todos os dias no CCZ (Rua George Willians, 581), no Parque Industrial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.