Alunos recebem certificado de curso de robótica
25/10/2016
Cerca de 50 alunos de escolas municipais  receberam o certificado de participação no curso “Introdução à Robótica”, realizado no  LEDI
Cerca de 50 alunos de escolas municipais receberam o certificado de participação no curso “Introdução à Robótica”, realizado no LEDI Foto: Divulgação

Cerca de 50 alunos de escolas municipais de São José dos Campos receberam no sábado (22) o certificado de participação no curso “Introdução à Robótica”, realizado no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), centro de inteligência do Programa Escola Interativa. A cerimônia contou com a presença dos pais.
A realização do curso foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Alpha Lumen e o Grupo de Robótica Forgers, que compõe o programa de extensão “Robótica sem Fronteiras” do ICT/Unifesp.

A iniciativa tem como objetivo preparar jovens da rede pública de ensino para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), por meio de aulas teóricas e práticas sobre conceitos essenciais de robótica.

Este foi o primeiro módulo de quatro previstos e contou com a participação de 50 alunos dos 7º, 8º e 9° anos de 18 diferentes escolas da cidade. Além dessa etapa inicial, serão realizadas mais três: Conceitos Fundamentais de Robótica, Treinamento para OBR 1 e Treinamento para OBR 2.

No final desta primeira etapa, será realizada uma seletiva para a escolha dos 25 jovens que continuarão no projeto. Todos os encontros/etapas são realizados no LEDI (Rua Tsunessaburo Makihute, 157, bairro Floradas de São José).

Os alunos não selecionados nesta etapa serão incentivados a criar atividades de robótica nas escolas, com parceria do LEDI e do grupo de Robótica Forgers.

A equipe do Projeto de Extensão do ICT/Unifesp é composta pelo docente e coordenador Fabio Augusto Faria, o docente Bruno Kimura e os estudantes/instrutores voluntários Everton Silva, Mateus Franco e Rafael Fernandes. O professor do LEDI Francisco Guarino dos Santos Silva também participou das formações.

A iniciativa contou também com a participação do professor Carlos Eduardo Oliveira e os estudantes Gustavo Gomes Rodrigues e Isabela Pinheiro Guimarães, do Instituto Alpha Lumen, e do professor do LEDI Francisco Guarino dos Santos Silva.

“São José dos Campos precisa de mais trabalhos dessa natureza, já que é um dos maiores polos tecnológicos do país. Esperamos que esse projeto de extensão traga uma nova realidade para esses jovens e que estes possam aproveitar todo conhecimento adquirido para suas próximas tomadas de decisões. Seja para seguir em carreiras de engenheiros, cientistas ou para qualquer outra área de conhecimento", afirmou Faria.

Para Roseli Ferreira, coordenadora do Programa Escola Interativa, no qual este projeto está inserido, este tipo de atividade incentiva a participação dos alunos em projetos inovadores. “A tecnologia pode ser a porta que os alunos encontram para desenvolver novas habilidades e uma competência necessária para o desenvolvimento do pensamento computacional”, disse ela.