Mais 576 famílias do Programa Habitacional são contempladas
27/10/2016
Moradores no sorteio
O evento emocionou diversos beneficiários, que aguardavam há anos pela oportunidade de ter uma casa própria no município Foto: Rosana Capucho/PMSJC

As 576 famílias contempladas com uma moradia nos residenciais Cajuru I e Cajuru III, na zona leste de São José, conheceram nesta quinta-feira (27) o endereço exato de seus respectivos imóveis nos empreendimentos. As unidades foram definidas por meio de sorteio realizado no Centro da Juventude. O evento emocionou diversos beneficiários, que aguardavam há anos pela oportunidade de ter uma casa própria no município.

Marlene Félix Barbosa, 68 anos, aguardava na fila da casa própria desde 1997. Somente agora, 19 anos depois, ela foi beneficiada pelo novo programa habitacional da Prefeitura, com uma moradia construída por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “Pensei que iria terminar a minha vida sem ter conquistado esse sonho. Finalmente, vou sair do aluguel”, comemorou a aposentada.

Durante o evento, representantes da Caixa Econômica Federal, agente financiador e responsável pela construção dos conjuntos habitacionais, informaram às famílias que as chaves dos apartamentos devem ser entregues até o final deste ano. “Quando assumimos a Prefeitura, encontramos a fila da habitação parada. A cidade não tinha o Minha Casa, Minha Vida. Assumi o compromisso de resolver essa situação e garantimos a construção de mais de 5 mil moradias”, disse o prefeito.

Os residenciais Cajuru I e III estão localizados no bairro Cajuru, região leste de São José. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. O condomínio possui infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, drenagem, asfalto e energia elétrica. Além disso, os moradores serão beneficiados com áreas de uso comum, como playground, salão de festas e portaria.

O valor de cada parcela paga pelos proprietários das unidades é definido segundo a renda familiar dos beneficiários, que também ficam responsáveis pelo pagamento da taxa condominial. Nas próximas semanas, os contemplados realizarão uma vistoria de qualidade nos respectivos imóveis.

Serviço Social

As famílias contempladas também já foram informadas sobre os trabalhos de assistência social prestado pela Prefeitura para atender exclusivamente os futuros moradores do Cajuru I e III. Por meio de uma empresa especializada, todos terão acesso a atividades que promovam perspectivas de convívio social, organização familiar e a gestão comunitária dos espaços comuns.

As ações devem tocar em assuntos como sustentabilidade e geração de emprego e renda com encaminhamentos para cursos de qualificação. Essa iniciativa faz parte da Política Nacional de Habitação de Interesse Social, do Ministério das Cidades. O objetivo é que as ações contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias e a sustentabilidade dos empreendimentos.