Prefeitura investe R$ 1 milhão e novo tomógrafo já está em operação
27/10/2016
Novos equipamentos
O novo equipamento é moderno e de última geração, com 40% menos de exposição à radiação, faz exames mais rápidos, é mais eficiente Foto: Rosana Capucho/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos investiu R$ 1 milhão na aquisição de um novo tomógrafo para o Hospital Municipal. O equipamento já está instalado, passou do período de testes e está em pleno funcionamento.

A nova aquisição é um grande ganho no atendimento dos pacientes do hospital, uma vez que o tomógrafo antigo é muito velho (13 anos de uso) de uma tecnologia obsoleta que dificultava a manutenção. Quando apresentava defeito chegava a ficar meses parado, pela dificuldade de aquisição de peças de reposição no mercado.

Além disso, o equipamento antigo, que continuará em uso, tem algumas limitações, como o peso do paciente, por exemplo, que não poderia ser superior a 100 quilos. Por conta disso, pacientes obesos tinham de ser levados de ambulância para algum prestador de serviço, quando precisavam fazer o exame. O novo tomógrafo dobra o limite de peso: suporta até 200 quilos.

O novo equipamento é moderno e de última geração, com 40% menos de exposição à radiação, faz exames mais rápidos, é mais eficiente, gera imagens de altíssima resolução e permite ajustes remotos. Ou seja, eventuais defeitos poderão ser corrigidos à distância, via internet, direto do fabricante.

“Esse novo equipamento oferece muito mais precisão nos exames, o que é um grande ganho para a saúde pública do município. Com certeza, isso melhora muito o trabalho do hospital, que não precisa mais deslocar os pacientes para clínicas contratadas para fazer o exame”, disse o secretário de Saúde.

Segundo o superintendente do Hospital Municipal, o tomógrafo antigo continuará sendo utilizado na rotina de urgência e emergência e como contingenciamento da Tomografia Nova.

“Fazemos um grande número de exames, cerca de 1.800 tomografias por mês. Por conta desse volume, não conseguíamos parar o aparelho para descanso, nem para manutenções preventivas. Com certeza, esse segundo aparelho vai otimizar bastante o trabalho e o atendimento à população, além do ganho em qualidade”, disse.

Além de todo o avanço em tecnologia, o novo tomógrafo trará economia aos cofres públicos. No ano passado, o município comprou de clínicas particulares 22.243 tomografias, o que corresponde a um gasto de R$ 2,5 milhões. “Com certeza, o valor gasto com tomografias vai diminuir consideravelmente nos próximos anos, graças ao novo equipamento”, disse o secretário.