Projeto promove leitura de graça em ônibus de São José
28/10/2016

Possibilitar a leitura de diferentes livros, sem qualquer custo, enquanto você se desloca de ônibus por São José dos Campos. Essa é a proposta do projeto “Cultura no Ônibus” que começou a ser desenvolvido na cidade nesta sexta-feira (28), véspera do Dia Nacional do Livro. A iniciativa é de uma das empresas de transporte público do município, a Maringá, que conta com o apoio da Prefeitura.

Nesta primeira etapa, o projeto será realizado em quatro coletivos, com a proposta de se estender gradualmente a todos os veículos da empresa. Os ônibus contarão com estruturas como bolsas, em que serão colocados os livros. Essa “biblioteca” será instalada próximo ao cobrador, para que ele possa orientar os passageiros e também verificar a hora de repor as opções de obras.

Para iniciar, basta o passageiro escolher entre os livros que estão a sua disposição. Aqueles que não terminarem a leitura até o fim de sua viagem poderão levar o exemplar pra casa e depois devolver dentro de qualquer ônibus ou no Terminal Central. Quem quiser doar obras também poderá participar entregando o material aos cobradores das linhas ou no Terminal Central.

O “Cultura no Ônibus” chega a São José dos Campos dando continuidade ao projeto iniciado em 2003 em Brasília, com um cobrador de ônibus que ficou conhecido como Antonio do Livro. No Distrito Federal, cerca de 8 mil títulos atingiram aproximadamente 4 milhões de pessoas.