Vacinação antirrábica continua neste sábado em São José
28/10/2016

Secretaria de Governança

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos continua neste sábado (29). Realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, sob coordenação da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a vacinação ocorrerá pelo sexto sábado consecutivo. A imunização segue até o dia 5 de novembro e durante toda a campanha serão 83 postos fixos, na zona urbana, e 54 roteiros volantes na área rural.

Conforme programação definida pelo CCZ, neste sábado a vacinação chega à região Oeste e Centro. Haverá postos de vacinação montados em 11 bairros da cidade: Jardim Alvorada, Aquarius, Jardim das Indústrias, Urbanova, Vila dos Pinheiros, Vila Ema, Jardim Augusta, Vila São Pedro, Jardim Paulista, Vila Maria e Monte Castelo.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários está disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156 ou pelos telefones 3931-2292 e 3934-4923.

Segundo a gerente do CCZ, a procura pela vacinação antirrábica na zona rural teve boa cobertura. Mas na zona urbana está abaixo da previsão. Até o último sábado, tinham sido vacinados 22.970, sendo 20.043 cães e 3.227 gatos, o que corresponde a 51,3% de cobertura.

“A vacinação antirrábica está com cobertura baixa na zona urbana. Por isso, fazemos um apelo para que a população atenda ao chamado e leve seu animalzinho para vacinar. É rápido e protege a todos”, disse.

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ orienta que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

Durante o período da campanha, a vacinação também poderá ser feita todos os dias no CCZ (Rua George Willians, 581), no Parque Industrial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.