CCZ fará plantão nos cemitérios da cidade no feriado de Finados
28/10/2016

Secretaria de Governança

Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão de plantão nos seis cemitérios de São José dos Campos, durante todo o dia de Finados (2 de novembro), das 8h às 17h. O objetivo é orientar os visitantes quanto a ações que, ao homenagear os entes queridos, possam aumentar o risco da dengue.

O motivo da iniciativa é tentar minimizar os riscos, já que os cemitérios são considerados pontos estratégicos na ação de combate à dengue por conta, principalmente, dos vasos de flores deixados em cima dos túmulos e que podem acumular água.

Por conta disso, haverá dois Agentes de Controle de Endemias (ACE) em cada cemitério, na quarta-feira (2). O objetivo não é impedir que as pessoas prestem suas homenagens, mas orientar a melhor forma de faze-las sem que isso aumente o risco da dengue.

Segundo os agentes de endemias, a principal orientação é que as pessoas evitem levar vasos com pratinhos para os túmulos. Além disso, é recomendado retirar o embrulho de plástico dos arranjos, porque podem juntar água.

Se forem flores artificiais, a dica é observar se o vaso ou pote não servirá de reservatório de água e, consequentemente, se transformar em um possível criadouro. A ação de orientação dos agentes ocorrerá nos cemitérios Padre Rodolfo, Horto São Dimas, Maria Peregrina, Parque das Flores, Colônia Paraíso e Eugênio de Melo.

O CCZ também orienta as pessoas que forem visitar o cemitério no feriado para que usem repelentes, principalmente nas pernas e pés, já que o hábito do mosquito da dengue é diurno e voa sempre baixo.