CCZ inicia horário estendido de vistorias a partir do dia 1º de novembro
28/10/2016

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que atuam no combate à dengue iniciam nesta terça-feira (1º de novembro) o horário estendido de vistorias. Esta é uma tentativa de atingir o maior número possível de imóveis fechados, aproveitando o horário de verão, já que os dias agora têm luminosidade até mais tarde.

O foco da ação é atender os chamados domicílios dormitórios, aqueles em que os moradores saem cedo pra trabalhar e só voltam depois do horário comercial e que, por conta disso, acabavam não sendo vistoriados pelas equipes.

Para viabilizar a ação, duas equipes terão seus horários alterados: entrarão às 12h e sairão às 20h. A previsão é que as visitas em horário estendido ocorram até dia 19 de fevereiro de 2017. No primeiro dia da ação, a previsão é visitar 721 imóveis dos bairros: Jardim das Colinas, Aquarius, Jardim Oriental, Jardim do Céu e Jardim Sul.

“Essa é uma ação que já fizemos no ano passado e teve um bom resultado. Afinal, são muitas as pessoas que ficam fora de casa o dia todo, impossibilitando as visitas. Com o trabalho após o horário comercial, conseguiremos atingir a grande maioria dos imóveis que encontramos fechados”, disse a gerente do CCZ.

Segundo o secretário de Saúde, o horário estendido é um dos instrumentos utilizados pela Prefeitura para facilitar o trabalho dos agentes e tentar entrar em todos os imóveis da cidade. “No ano passado foi um grande sucesso e deu bons resultados: conseguimos entrar em mais de 60% das casas que encontrávamos fechadas durante o dia. Por isso, resolvemos repetir. Tenho certeza absoluta que, mais uma vez, a população vai entender a importância do trabalho e colaborar.”

Neste ano, São José dos Campos já registrou 1.604 casos de dengue, sendo 1.496 autóctones e 108 importados.

Feriado

Embora a Prefeitura esteja fechada até quarta-feira (2 de novembro), por conta do feriado, os agentes da dengue estarão nas ruas, normalmente. Na segunda-feira (31), será realizada nebulização nos bairros Vila Industrial e Novo Horizonte, BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros) no Jardim Santa Lúcia e casa-a-casa nos bairros Gazzo, Morumbi, Jardim Oriente, Vila São Geraldo, Vila Paiva, Jardim São Leopoldo e Jardim Castanheiras.

Já na terça-feira, o alvo dos agentes será a nebulização do Jardim Santa Lúcia e o casa-a-casa do Morumbi, Bosque dos Ipês, Parque dos Ipês, Altos do Bosque, Terras do Sul, Jardim São Leopoldo e Paraíso do Sol.

Na quarta-feira, não haverá ações de combate à dengue. Apenas o plantão dos agentes nos cemitérios da cidade para orientar e lembrar a população dos cuidados com a dengue mesmo na hora de homenagear os entes queridos.