Professora da Rede Municipal desenvolve livro digital em Libras
28/10/2016
Escola
O projeto da educadora Rosemary Sousa já está sendo aplicado em sala de aula com 32 alunos, dos quais 2 têm deficiência auditiva Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Uma professora da Rede de Ensino Municipal desenvolveu um livro digital em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para trabalhar com alunos da educação especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, localizada no Jardim Jussara, região central de São José dos Campos.

O projeto da educadora Rosemary Ribeiro Pereira Sousa já está sendo aplicado em sala de aula com 32 alunos, dos quais dois têm deficiência auditiva. A primeira edição conta a história “O Leão e o Ratinho”, mas a meta é desenvolver mais livros digitais com outras fábulas tradicionais da literatura.

“Essa foi só a primeira edição. Quero criar um banco de dados, com vários outros livros digitais em Libras, para eu usar nas minhas aulas e para os meus colegas professores poderem usar também. Os alunos adoraram a ideia”, disse a professora.

O livro faz parte do trabalho de avaliação da professora no curso de aperfeiçoamento profissional, oferecido no segundo semestre deste ano a professores e gestores da Rede Municipal, numa parceria entre a Prefeitura e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

No total, 42 professores e 18 gestores (diretores, orientadores e demais profissionais que atuam na gestão escolar), escolhidos por meio de processo seletivo, estão passando pelos cursos de formação em tecnologias da informação e comunicação.

O objetivo da parceria com o ITA é ampliar ainda mais a formação dos educadores para atuação competente com uso de tecnologia em sala de aula. O curso é ministrado no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), centro de inteligência responsável pelo desenvolvimento de conteúdo para o programa Escola Interativa.