Cemitérios de São José dos Campos terão missas no Dia de Finados
01/11/2016

Além da tecnologia e música sacra, os cemitérios municipais de São José dos Campos terão missas no Dia de Finados. Nos cemitérios de Santana, Morumbi e Eugênio de Melo, as missas serão às 8h, às 10h e às 16h, e no cemitério do centro, as celebrações ocorrerão às 7h, às 9h, às 11h, às 14h e às 16h.

São esperadas cerca de 50 mil pessoas nos quatro cemitérios públicos nesta quarta-feira (2). Com o objetivo é acolher e prestar solidariedade aos familiares que visitarão túmulos de entes queridos, o projeto “Música Para Acalentar a Alma” terá apresentações nos cemitérios Padre Rodofofo Komorek (centro) e Maria Peregrina (Santana), às 10h e 15h, respectivamente.

O repertório com músicas sacras e eruditas será apresentado pela Orquestra Esplendor. O maestro da orquestra, Isaías dos Santos Hilário, é funcionário da Funerária da Urbam. Ele criou o grupo em 2000. “Nos apresentamos em vários eventos e em escolas sempre que é possível. Desta forma, conseguimos dar destaque e valorizar o talento de nossos músicos”, disse.

Nesta quarta-feira, os cemitérios públicos de São José dos Campos vão abrir os portões às 6h e fechar às 18h. A limpeza dos jazigos poderá ser realizada até a véspera do Dia de Finados. O prazo para conclusão de obras e reformas se encerrou na terça-feira (25). Novas autorizações serão concedidas após o feriado.

Tablets

No Dia de Finados, funcionários da Urbam estarão com tablets para auxiliar os munícipes na localização das sepulturas, por meio do sistema de busca online nos cemitérios Colônia Paraíso (Morumbi), Maria Peregrina (Santana), Padre Rodolfo de Komorek (Centro) e Cemitério Distrital Eugênio de Melo.

O sistema foi lançado em 2013. O recurso permite também que o munícipe consulte em casa ou pelo celular, por meio do site da Urbam, a localização exata do túmulo, evitando filas.

Dengue

Os cemitérios públicos são considerados pontos estratégicos pelo programa de combate à dengue da Prefeitura. Por este motivo, os locais são vistoriados e monitorados durante o ano todo.

A população deve tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Os vasos devem ter furos para escoamento da água. As flores devem ser depositadas sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água.

Os suportes para os vasos também propiciam o acumulo de água e devem ser eliminados. O nível de areia dos vasos deve ser mantido até a borda.