Prefeitura inicia oficinas de atualização do Plano Diretor de São José
03/11/2016

A Prefeitura de São José dos Campos começa neste sábado (5) a série de oficinas para apresentar e debater com a população os trabalhos de atualização do Plano Diretor do município. O evento de abertura será realizado na EMEF Possidônio José de Freitas, a partir das 9h, no Galo Branco. Qualquer pessoa pode participar das atividades com ideias que ajudarão a identificar as principais carências e fundamentarão propostas de melhoria da cidade.

As “Oficinas de Leitura Comunitária - A Cidade que Queremos” ocorrerão em todas as regiões de São José. Estão programados 12 encontros com a comunidade em diferentes bairros. O calendário e os locais para a realização dos eventos foram estabelecidos visando garantir e ampliar a participação popular no processo de revisão da lei. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Planejamento Urbano com apoio do IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento).

“Nós vamos preparar o diagnóstico de São José, com os principais problemas e sugestões de melhoria. Por isso, a participação da população é fundamental nesse processo. Queremos ouvir os moradores sobre o que eles pensam do município atualmente e o que esperam para o futuro da cidade”, disse o secretário de Planejamento.

O calendário completo das oficinas está disponível no site oficial do Plano Diretor de São José. Por meio do portal, é possível consultar as atividades que já foram realizadas e as que estão programadas, fazer download de apresentações relacionadas ao assunto e encaminhar sugestões para avaliação da equipe técnica da Prefeitura envolvida nos trabalhos.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei que organiza o crescimento e o funcionamento de São José. O Plano vale para todo o município, ou seja, para as atividades urbanas e rurais, e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então se fazer propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.

Conselho Gestor

Os representantes de diversos segmentos da sociedade civil integram o Conselho Gestor que está atuando desde o início de agosto, acompanhando todas as etapas na revisão do Plano Diretor de São José dos Campos. Os membros foram indicados pelos seus segmentos e eleitos por seus pares, respeitando a proporcionalidade determinada em edital para cada segmento da sociedade.