Rancho do Tropeiro oferece café comunitário com roda de viola
03/11/2016
Casa de Cultura
O evento será realizado com a presença do mestre violeiro Zé da Viola. A entrada é franca, aberto para toda a comunidade Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo) terá o "Café com viola" neste sábado (5), às 10h. O evento será realizado com a presença do mestre violeiro Zé da Viola. A entrada é franca, aberto para toda a comunidade.

Também participam alunos, amigos e familiares, que estarão animando a manhã do público. O encontro tem o intuito de vivenciar a música "raiz". Os violeiros contam com um repertório aberto, com destaque para as modas de viola mais famosas.

José Soares da Silva, o Zé da Viola, tem 75 anos e compôs cerca de 90 músicas, 20 delas gravadas em "Produto do Paraíba", trabalho que alerta para a poluição do rio que corta São José dos Campos. Desde quando se aposentou, há 23 anos, ele dá aulas de viola caipira, participa de grupos de Folia de Reis e São Gonçalo, além de se apresentar com amigos e alunos em todo o Vale do Paraíba.

Zé da Viola recebeu o título de Mestre da Cultura Viva pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em 2013, e atualmente é orientador das oficinas culturais da FCCR.