Médico de São José dá nome a nova passarela no Urbanova
06/11/2016
A nova passarela conta com duas faixas para bicicletas e uma exclusiva para quem se desloca a pé. Foto: Rosana Capucho/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos entregou oficialmente neste sábado (5) à população, a Passarela para Ciclistas e Pedestres Dr. José Shinzato, localizada sobre o Rio Paraíba do Sul, no bairro Urbanova, zona oeste da cidade.

Com duas faixas para bicicletas e uma exclusiva para quem se desloca a pé, a Passarela Dr. José Shinzato oferece mais segurança a pedestres e ciclistas, que não precisam mais disputar espaço com os carros na travessia, na Ponte Flamínico Vaz de Lima, que liga as avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi.

O nome dado à passarela é uma homenagem da cidade ao médico que faleceu em agosto do ano passado aos 74 anos de idade. Tendo chegado em São José dos Campos em 1973, foi um dos pioneiros na área de oftalmologista não só na cidade, mas também no Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito, secretários, vereadores, ciclistas, moradores e familiares do oftalmologista, Elke Shinzato, filha mais velha do médico, agradeceu a homenagem e ressaltou o carinho que o pai tinha pela cidade.

“Nós ficamos muito felizes e orgulhosos. Meu pai gostava muito de fazer o bem para as pessoas. Aqui na cidade iniciou campanhas para cirurgias de cataratas e transplante de córneas. Essa obra combina muito com meu pai. É uma obra atemporal, moderna e que principalmente vai continuar fazendo o bem para as pessoas, vai trazer saúde e bem estar, o que meu pai  sempre buscava fazer”, afirmou Elke.

O prefeito destacou a importância da obra e também de lembrar as pessoas que colaboraram para o desenvolvimento da cidade.

“Toda comunidade deve cultivar, lembrar, homenagear as pessoas que ajudaram a construir a cidade. Isso faz parte da história, da nossa memória. E faz todo o sentido essa homenagem. Porque essa é uma obra necessária, útil, que tem importância concreta na vida das pessoas que andam a pé ou de bicicleta, que chama a atenção para a questão da mobilidade, valoriza o meio ambiente e é muito bonita de ser ver. É uma justa homenagem a um oftalmologista que ajudou tanta gente a ver a vida, a ver as coisas bonitas de São José dos Campos”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura investiu R$ 2.687.057,82 para a implantação da passarela. Com estrutura toda metálica foi apoiada nas margens do rio, sem interferência no fluxo de água e com um espaço reservado para a manutenção do duto que passa ao lado da ponte. O projeto arquitetônico foi desenvolvido respeitando todas as legislações urbanísticas e ambientais, com a devida autorização da Cetesb.