Orquestra de Viola Caipira faz ensaios abertos nas casas de cultura
07/11/2016
Orquestra
A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos foi criada em maio de 2006 e tem por missão manter viva a prática da viola Foto: Paulo Amaral/FCCR

Secretaria de Governança

A Orquestra de Viola Caipira da Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai realizar quatro ensaios abertos nas casas de cultura em novembro. A primeira apresentação será nesta quarta-feira (09), às 19h, na Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro). A entrada é gratuita.

Os ensaios terão a apresentação do repertório da orquestra, com clássicos da música raiz, peças folclóricas e a exibição de técnicas instrumentais. Os músicos também se apresentarão nas Casas de Cultura Lili Figureira no dia 21, no Rancho do Tropeiro dia 23 e no Espaço Piraquara no dia 30.

A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos foi criada em maio de 2006 e tem por missão manter viva a prática da viola, além de propagar e tornar comum esse patrimônio imaterial da cultura regional. Seus músicos são voluntários que têm como paixão comum a viola e a simplicidade caipira de ver e entender o mundo.

Este grupo é regido por Ivan Vilela, que atua como compositor, pesquisador, arranjador e instrumentista. Ele é professor na Faculdade de Música e no Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na área de Musicologia, doutor em Psicologia Social pela USP e mestre em Composição Musical pela Unicamp. Suas pesquisas são voltadas ao universo da Cultura Popular e da Música Popular Brasileira.

Programação da Orquestra de Viola Caipira

09/11 - 19h | Casa de Cultura Chico Triste