Cursos do Projeto Tesourinha atendem mais de 160 pessoas
09/11/2016

Secretaria de Governança

Os cursos do Projeto Tesourinha, oferecido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a entidade SOS Mulher, estão atendendo mais de 160 pessoas em São José dos Campos.

Os cursos são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas nos programas sociais da Prefeitura, como moradores do futuro conjunto habitacional "Pinheirinho dos Palmares", Bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação), cooperativas de catadores e moradores em situação de rua.

As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, no Centro Comunitário do Alto da Ponte (cabeleireiro feminino, manicure, pedicure, depilação e maquiagem) e no Centro da Juventude (cabeleireiro masculino e barbearia).

O objetivo da parceria da Prefeitura com a entidade SOS Mulher é fomentar e construir, por meio de oficinas práticas e teóricas, possibilidade de geração de renda, empreendimentos econômicos solidários e acesso ao mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e econômica de mulheres e demais integrantes de famílias em situação de alta vulnerabilidade social.

Além das oficinas na área da beleza, o projeto abrange as modalidades de corte e costura, informática, alimentos e confeitaria, artesanato e construção civil.

Tesourinha

O Projeto Tesourinha foi idealizado em 1992 pelo cabeleireiro Ivan Stringhi. Nasceu com a missão de promover o desenvolvimento pessoal e qualificar profissionalmente jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho na área da beleza. O Tesourinha é uma entidade social sustentável sem fins lucrativos e busca elevar a autoestima dos alunos, qualificação profissional e possibilidade de geração de renda.