Eugênio de Melo ganha base compartilhada pela PM e Guarda
09/11/2016
Policiais e Guardas
O local era usado como posto da GCM. O espaço foi reformado pela Prefeitura para abrigar as duas corporações em um trabalho conjunto Foto: 1º BPMI/ Divulgação

A segurança no distrito de Eugênio de Melo está reforçada com uma base comunitária de segurança, compartilhada pela Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM). A inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) e vai funcionar no prédio da sub-prefeitura do distrito (Rua Quinze de Novembro, 259).

Participaram da cerimônia o secretário de Defesa do Cidadão, representando o prefeito, os comandantes da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, e do 1º Batalhão da PM do Interior, tenente coronel Acácio César, e demais autoridades.

O secretário destacou a atenção da Prefeitura em trazer melhorias para a segurança do distrito e acredita que o modelo de base compartilhada seja adotado por outras regiões da cidade. “A população pode procurar a base para relatar ocorrências. Prontamente, uma viatura da Guarda ou da PM, em patrulhamento preventivo pelo distrito, fará o atendimento.”

A base, que ficará aberta 24 horas, entrou em funcionamento logo após a inauguração. O próximo passo é interligar as câmeras de segurança do Centro de Operações Integradas (COI), instaladas no distrito e no bairro Galo Branco, para o monitoramento autônomo direto da base, pela GCM.

O local, onde está instalada a base compartilhada, era usado como posto da GCM. O espaço foi reformado pela Prefeitura para abrigar as duas corporações em um trabalho conjunto. O posto independente da PM no distrito, que funcionava na mesma rua, foi desativado.

Este mesmo formato de base compartilhada entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal já funciona há sete meses no distrito de São Francisco Xavier. O acionamento emergencial por telefone à GCM pode ser feito pelo número 153 e à PM pelo 190.