Alunos da Rede ganham 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 45 de bronze
10/11/2016
Alunos premiados
Entrega de medalhas para alguns dos alunos na Emef Profª Ildete Mendonça Barbosa, Residencial União (zona sul). > Foto: Divulgação

Um grupo de 79 alunos de 19 escolas municipais de São José dos Campos foi premiado com 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 45 de bronze por ter chegado à final da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Na disputa, que aconteceu em maio, participaram 744.107 estudantes de 7.895 escolas do país. O torneio envolveu também 54.160 professores. Excluindo-se as capitais, São José dos Campos foi a segunda cidade com a maior quantidade de escolas participantes na OBA --62 unidades de ensino.

O aluno da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Ildete Mendonça Barbosa (Residencial União, zona sul), Lucas Araújo, 13 anos, conquistou a medalha de bronze e já pensa em sua carreira. “Eu utilizei o que aprendi em sala de aula, o jeito que a professora explicou ficou muito claro e eu pude aproveitar isso na olimpíada, que foi muito importante para melhorar minha confiança e marcar meu currículo.”

O aluno João Pedro Gonçalves Silva, 15 anos, da EMEF Professora Homera da Silva Braga (Jardim Morumbi, zona sul), foi medalhista de ouro. “Foi muito legal participar dessa olimpíada, que é diferenciada, pois aborda um tema que não é tão comum, mas que eu gosto muito”, disse.

Para a orientadora de ensino de ciências da Secretaria Municipal de Educação, Kêmeli Mamud, a olimpíada é um incentivo principalmente para quem gosta do tema. “É uma oportunidade de cultivar, manter vivos o interesse e a motivação para continuar estudando. Nós encorajamos a participação porque a olimpíada contribui para alavancar o ensino de astronomia nas nossas escolas. As questões são muito bem elaboradas e sempre trazem um novo conhecimento”, afirmou Kêmeli.

A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e é executada por uma comissão de astrônomos profissionais. Os 50 alunos com os melhores desempenhos nas questões de astronomia virão até São José dos Campos para conhecer o polo de tecnologia aeroespacial da cidade e interagir com os pesquisadores e técnicos que neles atuam.