Prefeito entrega chaves da casa própria para expulsos da Tatetuba
10/11/2016
O evento foi marcado pela emoção das famílias, que há 13 anos foram vítimas da desocupação da área conhecida como Nova Tatetuba.
O evento foi marcado pela emoção das famílias, que há 13 anos foram vítimas da desocupação da como Nova Tatetuba. Foto: Rosana Capucho/PMSJC

O Prefeito de São José dos Campos entregou na manhã desta quinta-feira (10) as chaves de 34 casas populares construídas no Jardim Brasília, zona leste da cidade. As unidades atendem acordo entre a União, a Defensoria Pública e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para oferecer moradia digna às famílias que ocupam um galpão da linha férrea que corta o município.

A cerimônia de entrega das chaves ocorreu no auditório do sétimo andar do Paço Municipal e contou também com a presença de autoridades do Legislativo, do secretário de Habitação, representantes do BID e do Defensor Público.

O evento foi marcado pela emoção das famílias, que há 13 anos foram vítimas da desocupação de uma área conhecida como Vila Nova Tatetuba, na região da Vila Industrial. Sem opção para uma nova moradia, parte das pessoas que residiam no local improvisaram suas casas em um galpão ferroviário federal na região central de São José.

“Em tempos de violação de direitos sociais, a gente consegue ter aqui na cidade uma boa notícia. Estamos conseguindo resgatar a história e reparar um erro absurdo do passado. É uma conquista importante e que mostra que não devemos desistir dos nossos sonhos e ideais”, disse o Defensor Público.

As 34 unidades habitacionais possuem 50 metros quadrados de área construída. As obras foram realizadas pela Urbam, por meio do programa Habitar, uma parceria do Governo Federal com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) voltada para famílias que vivem em assentamentos precários ou de risco.

Para o prefeito, os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Habitação e demais órgãos envolvidos foram fundamentais para garantir a construção das casas. “Sabemos da importância de ter uma casa própria para acolher uma família. Assumi o governo sem política habitacional e trabalhei para que a cidade pudesse oferecer moradia a quem mais precisa.”

Balanço habitação

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal para a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida, em São José, a Prefeitura já entregou mais de 1.372 apartamentos. Outras 1.317 unidades foram construídas por meio de parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

“Só tenho a agradecer a todos os envolvidos nessa conquista. Foi uma luta muito difícil, passamos por diversas dificuldades e humilhações. Lutamos e conseguimos sem perder a fé para chegar até aqui e poder dizer que temos uma casa para morar com os nossos filhos”, disse Edemar Barbosa, representante das famílias que vão morar no Jardim Brasília.

No total, a Prefeitura contratou mais de 5.512 unidades habitacionais em parceria com a Caixa e o Governo Federal, entre elas as 1.461 casas do Pinheirinho dos Palmares. O empreendimento está em fase final de construção e deve ser entregue até o final deste ano.