Aluno da Rede Municipal de São José é finalista da Matemática Vanguarda
10/11/2016
Pedro Augusto Souza de 13 anos ( ao centro)  é um dos quatro finalistas da Matemática Vanguarda. Ele é aluno da rede municipal
Pedro Augusto Souza de 13 anos ( ao centro) é um dos quatro finalistas da Matemática Vanguarda. Ele é aluno da rede municipal Foto: Lucas Camargo/Divulgação

Secretaria de Governança

O aluno Pedro Augusto Souza, 13 anos, da EMEF Professora Dosulina Chenque Chaves de Andrade, do bairro Altos de Santana, zona norte de São José dos Campos, é um dos quatro finalistas da Matemática Vanguarda, voltada a estudantes de escolas públicas, com idades entre 9 e 13 anos, que tem como objetivo promover uma olimpíada do conhecimento com desafios matemáticos aos participantes.

Pedro venceu a semifinal realizada na terça-feira (8), em Caraguatatuba. Ele acertou todas as 16 questões. Aluno do 7º ano, ele contou que, além de estudar na escola com o auxílio da plataforma Khan, também praticava exercícios diários em casa. “Gostei muito de participar, essa competição me ajudou a ter mais concentração para resolver questões até mesmo na escola e no dia a dia”, disse o estudante, que já está se preparando para a final.

Além do estudante de São José dos Campos, Amanda Eduarda da Silva Lima, 10 anos, de Piracaia, também se classificou na mesma etapa. Os outros dois finalistas serão conhecidos nesta quinta-feira (10), na segunda semifinal, que será realizada em Campos do Jordão. A grande final ocorrerá no próximo dia 18, em São José dos Campos.

A Matemática Vanguarda é uma iniciativa da TV Vanguarda, em parceria com as prefeituras da região.

Escola Interativa

Em outubro, quatro escolas da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos foram campeãs do Torneio Jogos do Conhecimento, que visa o incentivo ao estudo da matemática utilizando a Plataforma Khan.

A proposta da competição, que envolveu quase 500 escolas no Brasil, era que os estudantes praticassem as habilidades matemáticas na Khan Academy, recebendo medalhas na plataforma à medida que estudavam. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, a Khan Academy oferece vídeo-aulas e exercícios gratuitos pelo computador.

Em São José dos Campos, a plataforma é usada em 44 escolas da rede, totalizando 20 mil alunos do 4° ao 9° ano e EJA. As escolas têm uma agenda de uso que permite o acompanhamento diário tanto da escola como na Secretaria. Os professores utilizam os relatórios avaliativos da Plataforma para desenvolver um plano de estudo personalizado e ajustado a cada aluno.

O uso da Plataforma Khan foi possível após a implantação do Programa Escola Interativa, a partir de 2014, que levou internet gratuita e equipou toda a Rede Municipal com computadores para professores, tablets para alunos, além de projetores interativos e lousas digitais em todas as salas de aula.