São Francisco Xavier recebe evento de conscientização da cultura afro
11/11/2016

Secretaria de Governança

Um evento de conscientização sobre a cultura afro-brasileira, como parte das atividades do dia da Consciência Negra (20 de novembro) vai agitar São Francisco Xavier neste sábado (12), a partir das 10h. O evento, que será realizado na Praça Cônego Manzi, é promovido pela Casa de Cultura Julio Neme.

Estão previstas apresentações da Congada Filhos de N’Zambi e do mestre de Maculelê Tinta Forte. O objetivo é disseminar a cultura afro e conscientizar sobre sua importância para a identidade do Brasil. O encontro terá ainda a presença do grupo Maracatu no Parque, que busca divulgar o ritmo musical em praças, parques e outros espaços públicos de São José dos Campos.

O grupo de Congada Filhos de N’Zambi foi fundado pelo mestre Juventino e sua família iniciando as atividades com 12 membros. O grupo ganhou o prêmio Culturas Populares, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em 2014.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte do Zumbi dos Palmares, maior líder da luta contra a escravidão e a livre manifestação da cultura africana. Esse período é dedicado à cultura afro-brasileira e à reflexão sobre a história negra no Brasil.