Guardas municipais iniciam curso de promoção na carreira
16/11/2016
Participantes
Os participantes são guardas que ocupam o cargo de GCM “2ª Classe”, o primeiro patamar na hierarquia da corporação Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Um grupo de 32 guardas civis municipais iniciou nesta quarta-feira (16) o curso de promoção interna para o cargo de “1ª Classe”. A formação ocorre na sede da 4ª Inspetoria da Guarda, no Parque da Cidade, em Santana (norte), com previsão de término em dezembro.

Os participantes são guardas que ocupam o cargo de GCM “2ª Classe”, o primeiro patamar na hierarquia da corporação. No novo cargo, os guardas serão comandados por um GCM Classe Distinta, terão a responsabilidade de coordenar equipe de viatura e dar orientação aos guardas “2ª Classe”.

Os selecionados foram aprovados em exames laboratoriais e clínicos, apresentaram aptidão física e bom comportamento. Após o curso, que inclui aulas teóricas e práticas, o grupo passará por avaliação final para posterior homologação do novo cargo.

A carga horária é de cem horas. A grade curricular inclui aulas sobre o regimento interno da corporação, segurança pública – com base na lei federal 13.022, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais –, administração pública, ética e postura profissional, além de direitos humanos.

A realização destes cursos atende determinação legal. A lei complementar 578, aprovada em abril deste ano, alterou lei de 2008 e criou o novo plano de carreira Guarda Civil Municipal. Entre outros aspectos, o documento determina a realização de novos cursos de formação para a corporação.