Movimento operário é tema de palestra em São José dos Campos
16/11/2016

Secretaria de Governança

O jornalista João Laque, o sociólogo Moacyr Pinto e a historiadora Nádia Kojio vão realizar a palestra "A Cidade Industrial e os Desdobramentos do Movimento Sindical em São José dos Campos". O evento, que é gratuito e aberto ao público, será nesta quinta-feira (17), às 15h, no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro).

A palestra vai abordar as descobertas feitas por Laque junto ao Arquivo Público do Município. Neste encontro será feito um balanço do progresso da "Cidade Industrial", bem como acompanhar o papel desenvolvido pelos Movimentos Sindicais neste desenvolvimento industrial.

A palestra faz parte do projeto "Histórias e Memórias", criado em 2013 pelo Arquivo Público do Município de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e tem como objetivo fazer o registro do cotidiano da cidade pela realização de várias entrevistas e levantamentos de dados.

Laque é formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha como editor. O jornalista recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo em 1988 e foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem com “Pedro e os Lobos”.

Moacyr Pinto é escritor, sociólogo e professor. Ele também é autor do livro "Ação e Razão dos Trabalhadores da GM em São José dos Campos", que relata a situação dos operários joseenses na década de 80.

A historiadora Nádia Kojio é responsável pelo Arquivo Público do Município.