Parque Vicentina Aranha terá trio Moringa domingo
17/11/2016

A programação do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) terá diversas atividades gratuitas para o público. Entre elas estão aula aberta de pilates solo, Sessão de Cinema ao Ar Livre Especial Harry Potter e música para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Neste sábado (19), a partir das 9h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida, em parceria com o Círculo Saudável, foi realizada Aula Aberta de Pilates ao ar livre. Para participar, não foi necessária experiência prévia, bastou comparecer com uma toalha, esteira ou mat de yoga. A aula foi no Bambuzal.

Também no sábado, a Sessão de Cinema ao Ar Livre Especial exibiu um dos oito filmes da saga Harry Potter, escolhido pelo público por meio de uma votação na internet. O longa-metragem preferido foi exibido no Telão de Cinema ao Ar Livre, atrás do Pavilhão Marina Crespi, com entrada franca.

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Projeto Música no Parque apresenta neste domingo (20), às 10h30, a sonoridade brasileira do Trio Moringa. Formado pelos artistas Orokzala Amauro, Dan Sonora e Maira Dom, o grupo tem o trabalho inspirado em cantos e toques de reza de diferentes tradições, principalmente de origens africanas, afro-brasileiras e afro-indígena e outras expressões da cultura popular. A apresentação será no Bambuzal, com entrada franca.

As reflexões sobre o Dia Nacional da Consciência Negra vão continuar na terça-feira (22), às 19h30, no Projeto Contraponto Ideias Afins e Desafins, com um diálogo sobre a formação cultural da sociedade brasileira. Haverá a exibição do documentário nacional Atlântico Negro: na Rota dos Orixás (1998), que retrata a importância do continente africano na construção da sociedade do Brasil. Após a exibição, ocorrerá uma conversa aberta com o roteirista da obra, Victor Leonardi, e o cardiologista Sérgio Luis Francisco.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.