Parque da Cidade terá atividades da cultura afro neste sábado
18/11/2016
Angoleiros
Entre as atrações ao Dia da Consciência Negra estão a apresentação roda de capoeira e samba de roda rural, com os Angoleiros do Sertão Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em parceria com a Secretaria de Promoção a Cidadania, realiza neste sábado (19), a partir das 9h30, uma programação especial na área externa próxima ao Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana). A entrada é gratuita.

Entre as atrações estão a apresentação de danças circulares, com orientação de Regiane Branco, roda de capoeira e samba de roda rural, com os Angoleiros do Sertão, apresentação de danças urbanas e muitas outras atividades.

Durante a realização do evento será realizada uma feira afro com artesanato, culinária, moda, literatura e design. Para encerrar o evento, será realizado, a partir das 16h30, o Cortejo de Maracatu Baque Aguaí.

A ação faz parte do Projeto Cor da Alma, uma das atividades oferecidas durante novembro para as celebrações da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como data do calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional em 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país.

A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Apresentação da Oficina de Danças Circulares com Regiane Branco

Apresentação do Mestre Orokzala - Ritmos de Matrizes africanas