Procon Municipal fará plantão nesta sexta-feira pela Black Friday
Secretaria de Governança
O Procon Municipal de São José dos Campos
fará um plantão especial nesta sexta-feira (25) para o consumidor tirar dúvidas
ou registrar reclamações por conta da Black Friday, que ocorre em todo o pais
neste dia.
Haverá plantão telefônico das 17h às 23h para
quem ligar nos números 151 e 3909-1440. O atendimento ao consumidor, tanto
presencial como por telefone, será das 8h às 17h, na sede do Procon (Rua Paulo
Setúbal, 220), região central da cidade.
“Nossa equipe estará à disposição para
esclarecer o consumidor que tiver dúvidas no momento da compra. E para aquele
que quiser formalizar sua queixa, faremos o registro inicial da reclamação para
posterior pesquisa e caso seja procedente abriremos processo administrativo”,
afirmou a coordenadora do Procon Municipal.
Ela relata que há um mês o órgão está
monitorando o preço de alguns produtos nos principais sites de compras – com
maior registro de reclamação em órgãos de defesa do consumidor do Estado – para
verificar se os descontos oferecidos na data são verdadeiros. Serão averiguados
casos de descumprimento de oferta e instabilidades que inviabilizem a conclusão
da compra pelo consumidor, entre outros.
Os produtos de maior exposição são
eletrônicos e eletrodomésticos. “Além desta pesquisa virtual, estamos visitando
lojas físicas, no comércio central e também supermercados, com o mesmo
intuito”, disse a coordenadora do Procon Municipal.
Em 2015, o Procon Municipal registrou 12
atendimentos relacionados às promoções da Black Friday. A maior parte das
queixas estavam relacionadas à não existência do produto na promoção, de
entrega de item diferente do adquirido e o não cumprimento da oferta (preço
apresentado diferente do valor cobrado).
Dicas e direitos
- O Código de Defesa do Consumidor estabelece
o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil
constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis,
contados a partir de sua verificação. Essa reclamação pode ser feita para o
próprio comerciante ou para o fabricante, à escolha do consumidor.
- Produtos importados adquiridos no Brasil em
estabelecimentos devidamente legalizado e sites com sede no país, seguem as
mesmas regras dos nacionais.
- No caso de mercadorias que necessitem ser
entregues em domicílio, solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota
fiscal ou recibo.
- Não se esqueça de verificar o prazo de
entrega e se há cobrança de frete.
- No ato da entrega, só assine o documento de
recebimento após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades,
estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.
- Não compre por impulso, faça antes uma
lista dos produtos que necessita e a quantidade que pode dispor sem se
endividar.
- Não compre produtos de empresas que são
denunciadas por usar trabalho escravo.
- Não forneça e nem confirme seus dados
pessoais por telefone.
Para compras pela internet
- Todo produto adquirido fora do
estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos
ou internet) pode ser devolvido em até sete dias após o recebimento, sem
necessidade de apresentar defeito (esse é o chamado “direito de
arrependimento”).
- Procure no site a identificação da loja
(razão social, CNPJ, endereço e canais de contato) e pesquisa se os dados
informados são reais.
- Cuidado com ofertas que chegam por e-mail.
É mais seguro digitar o nome do site.
- Compare os preços na hora de comprar (há
sites que fazem a comparação).
- Evite sites que exibem como forma de
contato apenas um telefone celular ou e-mail gratuito.
- Prefira pagar com cartão de crédito, ou
formas como PayPal ou PagSeguro. Em nenhuma hipótese deposite dinheiro em nome
de pessoa física.
- Imprima e/ou salve todos os documentos
(telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de
pagamento, contrato, anúncios etc).
- Na página do Procon Municipal, consulte a
lista de Sites Não Recomendados que devem ser
evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP,
foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.