Vicentina Aranha tem programação intensa no fim de semana
23/11/2016
EfemerIDADES,  aborda a estreita relação poética entre vida e morte, tempo e espaço, sob a ótica de experiências pessoais e coletivas
EfemerIDADES, aborda a estreita relação poética entre vida e morte, tempo e espaço, sob a ótica de experiências pessoais e coletivas Foto: Divulgação

O Projeto Qualidade de Vida, do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), realiza nesta quinta-feira (24), às 19h, o primeiro encontro do grupo participante da Oficina Jardim de Ervas. O evento será na Sala de Leitura Réginaldo Poeta.

As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até esta quinta-feira pessoalmente na secretaria do Parque ou pelo telefone 3911 7090. A atividade será uma palestra explicativa que precede as práticas, que ocorrerão na quarta-feira (30) e nos dias 1º e 2 de dezembro, das 9h às 11h.

Na sexta-feira (25), o Parque recebe o espetáculo teatral itinerante efemerIDADES, que aborda a estreita relação poética entre vida e morte, tempo e espaço, sob a ótica de experiências pessoais e coletivas que se entrelaçam e se complementam. A apresentação será no Pavilhão São José em dois horários: 19h e 20h15. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no dia da encenação, às 12h, na Portaria do Parque Vicentina Aranha.

O sábado (26) começa com uma Manhã Saudável. A programação começa às 8h30 com a atividade Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa. A Prática Postural com a fisioterapeuta Simone Bomediano será às 9h30. Na sequência, às 10h30, será realizado um Piquenique Coletivo com degustação de alimentos saudáveis. As atividades terminam com a palestra Qualidade de Vida – escolhas e mudanças para uma saudável, às 11h, ministrada pela coach Aline Oliveira. Durante toda a manhã os participantes terão à disposição sessões de quick massage.

No domingo (27), a partir das 10h, o Parque terá Minimaratona de Contos, uma sessão de Contação de Histórias de diferentes origens e temáticas. Ainda no domingo, às 10h30, o Projeto Música no Parque apresenta A Rítmica Abrasileirada, com o músico Ton Silva que levará a bateria para a linha de frente do palco. Ele estará acompanhado por Renato Luz (guitarra) e Sidney Filho (contrabaixo). O espetáculo será no Bambuzal.

Encerrando o domingo, o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos apresenta o espetáculo Advento na Capela Sagrado Coração de Jesus, a partir das 18h, com entrada franca. O programa executado pelo Coro Jovem traz uma variedade de canções, sob a regência de Sérgio Wernec.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.